Xô Mosquito

Você sabe a diferença entre dengue e Chikungunya? Confira o perfil de cada doença

Ambas são arboviroses transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, mas possuem sintomas e tratamentos diferentes

Especial de Conteúdo

Oferecimento
A dengue e a Chikungunya têm muito em comum. Ambas são arboviroses transmitidas pelo mosquito aedes aegypti. E a única forma de eliminar as duas doenças é através do combate ao mosquito, por meio da eliminação dos criadouros nas casas, no trabalho e nas áreas públicas.

Mas, apesar das semelhanças, elas se diferem nos sintomas e na forma de tratamento. O primeiro sintoma da dengue é a febre alta, entre 39º e 40º C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.

Já a Chikungunya apresenta sintomas como febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e exantema (erupção na pele), que costumam durar de 3 a 10 dias. 

Complicações

A dengue pode causar desidratação grave, que ocorre sem a pessoa perceber. Por isso, é importante tomar bastante líquido quando estiver doente. 

No caso da Chikungunya, a principal complicação é a permanência, por longo tempo, das dores e inchaços nas articulações, às vezes impedindo as pessoas de retornarem às suas atividades.

Tratamentos

O meio de infecção é o mesmo e os sintomas são parecidos, mas o tratamento é diferente para cada doença. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), recomenda a ida ao posto de saúde caso esteja com sintomas e evitar a automedicação.