Com o tema “Voam sonhos nas asas da esperança”, a 4ª FLIPF reunirá, em quatro dias de evento com entrada gratuita, de 4 a 7 de maio, mais de 140 convidados, apresentando ao público o universo da literatura sob o olhar e conhecimento de autores baianos, nacionais e internacionais, atrações musicais como João Bosco, na sexta, e Antônio Nóbrega, no sábado, ambos no palco do Projeto Tamar, Feira de empreendedorismo, oficinas, slam, saraus e muito mais.
Para a diretora geral, o livro é a semente de esperança para um mundo melhor. “Com a festa literária contribuímos para o desenvolvimento da Praia do Forte e seu entorno, buscamos valorizar sua rica biodiversidade e suas manifestações culturais, sobretudo buscamos incentivar a leitura na comunidade local, moradores e turistas, tudo isso por meio de uma programação ampla, diversa e democrática", sinaliza Vanessa.
Leia também:
A programação completa, espaços e as novidades da 4ª edição da FLIPF - Festa Literária Internacional da Praia do Forte, já está disponível no site. O evento conta com 04 curadores responsáveis pelos principais espaços da festa, são eles: a jornalista e pesquisadora Edma de Góis, o escritor baiano Anderson Shon, a criadora do projeto de incentivo à leitura infantil @maequele, Emília Nuñez, a antropóloga Bárbara Falcón.
Segundo a curadora Edma de Góis, a ideia é oferecer uma programação que desperte no leitor a vontade de conhecer mais autores e temas trazidos pela festa. “O sonho do qual falamos nesses dias não é uma abstração, mas se pretende um gesto real de transformação social. Para dar materialidade na ideia do sonho, foram convidados artistas de diversas áreas que trazem perspectivas diferentes do sonhar, a exemplo da neurociência, povos originários e matrizes africanas”, explica.
A 4ª FLIPF tem toda a sua programação gratuita, através da Lei de Incentivo à Cultura, conta com o apoio da Prefeitura de Mata de São João e do Governo da Bahia. Patrocínio oficial da PetroReconcavo, e realização da Trevo Produções, Gabiroba Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Espaço Canto da Palavra
Responsável pela curadoria do espaço “Canto da Palavra”, a jornalista e pesquisadora baiana Edma de Góis preparou uma programação com 10 mesas e um total de 21 autores e autoras, sendo três internacionais - a mexicana Guadalupe Nettel e a angolana Yara Nakahanda Monteiro, ambas divulgando seus livros mais recentes, e a curadora e diretora da Fundação José Saramago, a portuguesa Ana Saramago Matos. Guadalupe lança “A filha única” e Yara, “Essa dama bate bué!”, publicadas pela editora Todavia. Para a abertura oficial das mesas literárias, no dia 4 de maio, foram convidados pesquisadores, escritores, educadores e multiartistas como Maria Valéria Rezende (SP), Bel Santos Mayer (SP) e Tiganá Santana.
Espaço Ninho FLIPF
À frente da curadoria do espaço voltado para o público infantil, intitulado de Ninho FLIPF, a escritora de literatura para infância e professora Emília Nuñez trouxe para a programação atividades como contação de histórias, apresentações artísticas, lançamento de livros e bate-papo com autores de literatura infantil.
Foram convidados para fazer parte desse ambiente, os escritores: Emillie Lapa e Natalyne Santos, Adilson Passos, Lucianna Ávila, Tiago Oliveira, Deko Lipe e Letícia Paulina, Niní Kemba, Lorena Ribeiro, Denízia Kawany, Caroline Adesewa, Luiza Meireles, Vini Souza, Marcos Cajé, Maria Valéria Rezende, Yalle Tarique, Renata Fernandes, Ricardo Ishmael e Heitor Neto, Ionã Scarante, Carol Fernandes, Ana Fátima, Anna Cunha e Suzane Lopes, Lulu Lima, Nairzinha Spinelli, Alessandro Marimpietri, Alessandro Marimpietri.
“Preparamos com muito carinho uma programação incrível para que as crianças e adultos se conectem com o poder das boas histórias, do vínculo e do afeto. O espaço Ninho FLIPF acredita que ler para crianças é presenteá-las com essa conexão invisível e com a possibilidade de sempre poder regressar para a infância, ouvindo ou contando histórias”, declara Emília.
Espaço Multiverso FLIPF
Com curadoria do escritor baiano, poeta, educador e quadrinista Anderson Shon, o espaço “Multiverso FLIPF” terá uma programação totalmente voltada para os jovens com mesas literárias, oficinas, batalhas de slams, além do espaço multimídia de realidade virtual. Na programação estão artistas como: Aline Bei (Poeta), João Ricardo (Professor de Libras), Ian Fraser (Fantasista), Lorena Ribeiro (Escritora Infantil) e Gleice Ferreira (Escritora - Indígena). Para Anderson, o Multiverso FLIPF traz o conceito ficcional do termo para a realidade, tornando o espaço um local para as diversas realidades existirem.
“Com foco no público jovem e na diversidade, o Multiverso apresentará autores LGBTQIA+s, PCDs, trans, indígenas, negros, negras, negres e jovens. A pluralidade também está em seus gêneros, pois passearemos pela poesia, pela fantasia, por quadrinhos, memes, tirinhas, tudo cabe no nosso universo, afinal ele é múltiplo, é o Multiverso”, afirma.
Espaço Rede de Livros
Outro ambiente que promete ser bastante disputado é o espaço “Rede de Livros”, que tem a curadoria da antropóloga, escritora e curadora artística Bárbara Falcón. Neste local, acontecerá uma feira de livros e encontros e trocas de experiências entre autoras e autores baianos. A Rede de Livros ficará situada no Clube dos Pescadores, que também abriga a Biblioteca Comunitária Professora Raimunda Queiroz de Oliveira.
“Em sua IV edição, a FLIPF deseja ampliar a conexão entre os agentes da cadeia produtiva do livro e da leitura no estado, colaborando para o fortalecimento da rede. Trata-se de um espaço intergeracional, onde públicos distintos poderão interagir com livros, autores, editores, poetas e artistas gráficos. A programação da Rede de Livros é composta por diversas atividades no campo do livro, leitura, literatura e escrita, incluindo mesas, bate-papos, lançamentos, oficinas e performances artísticas”, destaca Bárbara.
Para o último dia, no domingo 7 de maio, mais duas mesas complementarão a programação. Na manhã, o encontro do agitador cultural e músico Moura Utopia com o escritor quilombola Gildemar da Paixão Trindade abordará saberes tradicionais e a importância do envolvimento comunitário com causas coletivas. À tarde, a tradutora e poeta Lubi Prates (SP), a editora de livros, escritora e performer Deisiane Barbosa e o artista visual, precursor das estamparias baiano-africanas Alberto Pitta falarão sobre as rotas de produção de artistas negros para propor novos imaginários sociais. O encerramento será composto por um encontro de autores e autoras da programação contando um pouco sobre seu livro de cabeceira.
Empreendedorismo, artesanato e apresentações culturais
Uma novidade dessa edição são os espaços dos parceiros com a apresentação das escolas municipais de Mata de São João no Coreto, em parceria com a Prefeitura Municipal; a Feira de artesanato, empreendedorismo e produtos agroecológicos na Praça São Francisco. Também no Coreto, apresentação da Sinfônica Garcia D'avila e do Grupo Swing Forte em parceria com a Fundação Garcia D´Ávila; a Coelba/ Neoenergia trazendo o Educa mais Recicla e a Fundação Pedro Calmon com a inauguração da nova biblioteca itinerante, a Bibex, em Praia do Forte. Teremos uma atmosfera de muita ludicidade!
Programação Gratuita
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio: PetroReconcavo
Realização: Gabiroba Cultural, Trevo Produções, Ministério da
Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.
SERVIÇO
O quê: 4ª Festa Literária Internacional da Praia do Forte (FLIPF)
Quando: 4 a 7 de maio de 2023
Onde: Vila da Praia do Forte
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!