Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

A deliciosa culinária dos livros de Jorge Amado

O escritor, que completaria 100 anos nesta sexta-feira, 10, sempre fez questão de demonstrar sua paixão pela cultura, gastronomia e paisagens locais

• 10/08/2012 às 15:22 • Atualizada em 28/08/2022 às 18:51 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Tieta, quando voltou a Santana do Agreste, preparou uma moqueca deliciosa
A culinária baiana sempre esteve presente nos livros de Jorge Amado. O escritor, que completaria 100 anos nesta sexta-feira, 10, sempre fez questão de demonstrar sua paixão pela cultura, gastronomia e paisagens locais. Nos romances 'Tieta do Agreste', 'Gabriela, Cravo e Canela', 'Quincas Berro d'Água' e 'Dona Flor e Seus Dois Maridos', entre outros, Jorge Amado inseriu, em meio as histórias, delícias da Bahia. Dona Flor, cozinheira de mão cheia, ganhava a vida dando aulas de culinária para as mulheres da sociedade baiana. Já Gabriela ficou conhecida em Ilhéus por seus bolinhos típicos e acarajés. Tieta, quando voltou a Santana do Agreste, preparou uma moqueca deliciosa. A última refeição de Quincas Berro d'Água também foi uma moqueca de dar água na boca. No livro de culinária 'A Comida Baiana de Jorge Amado', Paloma Amado, filha do escritor, conta que seu pai sempre dizia que "personagem tem de ser vivo, de carne e osso, e se não comer, morre". Em um extenso trabalho de pesquisa, ela escolheu 142 das inúmeras receitas mencionadas pelos personagens que usavam o dendê, a jaca e a pimenta-de-cheiro, entre outros itens típicos da culinária baiana, e colocou na obra lançada em 2003. Veja algumas receitas típicas, que fazem parte das histórias de Jorge Amado:
Ingredientes:10 gemas 1/2 kg de açúcar leite de coco de 1 coco 1 colher (chá) de água de flor de laranjeira Modo de Preparo:Coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo até ficar em ponto de fio. Rale o coco e esprema apenas o bagaço num pano. Junte o leite de coco à calda. Desmanche as gemas passando-as por uma peneira de plástico. Fora do fogo despeje-as na calda ainda quente. Retorne ao fogo e, com uma colher de pau, mexa até tomar consistência. Retire do fogo e junte a água de flor de laranjeira, mexendo ainda um pouco. Guarde numa compoteira.
Ingredientes:2 kg de peixe (surubim ou badejo) em postas grossas 1 limão Sal, alho, pimenta a gosto 1 kg de tomates maduros 2 cebolas grandes 1 pimentão 1 maço de coentro Azeite de dendê 1 vidro de leite de coco Camarões miúdos (opcional) Modo de Preparo:Tempere as postas de peixe com limão, sal, alho e a pimenta. Em uma panela grande, coloque meia xícara de azeite de dendê, uma colher de alho socado com sal e deixe fritar bem. Em seguida, coloque a cebola cortada em cubinhos, os tomates picados (com semente e tudo), o pimentão cortado em rodelas grossas, e se gostar mais um pouco de pimenta. Deixe refogando com a panela tampada por uns 5 minutos. Se precisar coloque um pouco de água. Coloque as postas de peixe nesse molho ajeitando com cuidado. Deixe ferver por mais 10 minutos com a panela tampada . Se secar muito pingue água. Quando estiver cozido o peixe (espete a ponta do garfo ou uma faca, não mexa para não despedaçar), coloque o leite de coco e o coentro picadinho Se quiser, pode colocar mais um pouco de água, deixar ferver. Retire um pouco do caldo para fazer um pirão com farinha de mandioca. Sirva com arroz branco.
Ingredientes:1/2 xícara (chá) de tapioca granulada 1/2 litro de leite 4 ovos (separados da seguinte forma: 3 gemas, 3 claras em neve e 1 ovo inteiro) 1 lata de leite condensado 200ml de leite de coco 1/2 coco ralado 2 colheres (sopa) de manteiga Modo de preparo:Primeiro, hidrate a tapioca: ferva o leite, retire do fogo e imediatamente coloque a tapioca. Misture tudo, cubra com uma tampa e deixe descansar. Caramelize com açúcar a forma de pudim. Raspe o coco e bata todos os ingredientes (exceto as claras em neve) no liquidificador por três minutos. Pré-aqueça o forno (temperatura máxima). Introduza as claras aos ingredientes batidos anteriormente, misture-as delicadamente, depois despeje na forma e cubra com papel alumínio. Leve ao forno em banho-maria e deixe em fogo máximo por 30 minutos. Depois desse tempo, retire o papel e deixe por mais 30 minutos até dourar, mas sem abrir o forno. Retire o pudim, deixando-o esfriar em temperatura ambiente e depois conserve em geladeira. Sirva com baba-de-moça. *Receitas do livro 'A Comida Baiana de Jorge Amado'

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia