Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Água potável de 16 capitais contém substâncias nocivas à saúde humana

A água que você consome pode lhe fazer mal. Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), concluiu que a água potável fornecida em 16 capitais brasileiras está contaminada por substâncias que podem ser nocivas à saúde humana. Os pesquisadores identificaram, em concentrações variadas, substâncias como cafeína, atrazina (herbicida), fenolftaleína (laxante) e triclosan (contida em produtos de higiene pessoal).

• 14/06/2012 às 14:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 13:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

agua.jpg
Água potável contém elementos nocivos que não são monitorados pelas concessionárias/Foto: Barefoot Photographers

A água que você consome pode lhe fazer mal. Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), concluiu que a água potável fornecida em 16 capitais brasileiras está contaminada por substâncias que podem ser nocivas à saúde humana.

Os pesquisadores identificaram, em concentrações variadas, substâncias como cafeína, atrazina (herbicida), fenolftaleína (laxante) e triclosan (contida em produtos de higiene pessoal).

Embora tenham efeitos nocivos comprovados, as substâncias detectadas não fazem parte da lista de compostos que devem ser monitorados pelas concessionárias de água, antes de distribuí-la como potável.

Danos

Segundo os pesquisadores, há estudos científicos que apontam que essas substâncias têm causado sérios danos aos seres aquáticos. “Está comprovado, por exemplo, que eles podem provocar a feminização de peixes, alteração de desenvolvimento de moluscos e anfíbios e decréscimo de fertilidade de aves”, afirmou o professor do Instituto de Química da Unicamp, Wilson Figueredo Jardim, à Agência Brasil.

O pesquisador explicou que os contaminantes não legislados, especialmente hormônios naturais e sintéticos como o estrógeno, podem provocar mudanças no sistema endócrino de homens e mulheres. “Nós não temos nada pesquisado sobre a exposição humana a esses compostos, porque é uma exposição crônica e basicamente leva anos para se ter alguma evidência. A gente então tem de esperar muito tempo”, ressaltou.

Defasagem

A análise da água potável é realizada pelas concessionárias distribuidoras baseado em portaria do Ministério da Saúde, que determina quais substâncias devem ser monitoradas.

A portaria sofre frequentes atualizações, mas, segundo o professor, as mudanças não são feitas na velocidade ideal.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade