Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > nem te conto
Whatsapp Whatsapp
NEM TE CONTO

Ah, Bahia, como foi bom te rever nesta noite de muita história

Lançamento de 'Segundo Sol' foi além de uma simples festa

Redação iBahia • 15/05/2018 às 11:34 • Atualizada em 26/08/2022 às 23:57 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Foi lindo de ver. O Teatro Castro Alves estava lotado na noite desta segunda-feira (14) para celebrar a nossa terra, a nossa Bahia. Cerca de 1,5 mil pessoas foram ver de perto o lançamento da novela 'Segundo Sol', ambientada aqui, e eu digo uma coisa que senti nesta noite: foi de arrepiar.

Foto: Divulgação

Logo na entrada a gente já dava de cara com a história do Carnaval, com uma exposição fotográfica incrível de Osmar Gama. Cada personagem que fez a nossa música ganhar vida dentro e fora do nosso país estava registrado ali. Tinha Sarajane, Armandinho, Dodô e Osmar, Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Luiz Caldas, Olodum, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Daniela Mercury e muito mais.

Foto: Divulgação
Cheguei a conversar com algumas senhoras que estavam ali para entender o motivo que a fizeram sair de casa em plena segunda à noite e todas responderam da mesma forma: ver a Bahia no horário nobre. "Vai revelar muita coisa da nossa história", disse Rita de Cássia, de 58 anos, da Liberdade. "Espero que seja gostosa de se ver, sem muita palhaçada e sem os sotaques que a gente não tem", contou Marisa Santos, também de 58 anos, de Cajazeiras. Marisa, inclusive, me contou que fez figuração na trama e que estava ali também para tietar: "quero ver os famosos e poder tirar uma selfie. É isso que a gente leva de presente".
Foto: Divulgação
Entre os olhares à procura do novo - tinha quem estava em um teatro pela primeira vez, acredite -, muitos aproveitavam também para bater aquele velho rango. Falar de Bahia e não ter comida, será que rola? Acho que não, né?! Lá tinha acarajé, abará, cocada, bolinho de estudante e beiju. Vi ainda muita gente alimentando as redes sociais com fotos em frente ao cenário que a produção criou no foyer do teatro, com direito até a cadeiras e areia de praia.
Fotos: Divulgação

O espetáculo em si? Ah, meu querido. Como eu falei no início do texto: foi lindo de ver. Os Filhos de Gandhy abriram a noite com um verdadeiro cortejo passando pelo meio do público. O 'tapete branco' foi levando a galera para as suas cadeiras, anunciando que a noite ia começar. E foi um show atrás do outro. Teve Os Irmãos Macedo, o pai do axé Luiz Caldas, o mais belo dos belos Ilê Aiyê, Márcia Short, Gerônimo, a percussão inconfundível do Olodum e quem se juntou ao grupo foi Margareth Menezes.

Foto: Saulo Brandão

E ela chegou chegando. Puxando 'Faraó', Maga me fez arrepiar e levantou a plateia toda. Juro! Sem dúvidas quem estava ali sentiu o mesmo que eu. Que voz, que orgulho de ser baiano, que coisa linda nossa Bahia é. E o público retribuiu em coro. Não para menos, Margareth foi ovacionada. "O TCA vai desabar", brincou meu amigo Júnior Moreira". Sem dúvidas ela foi uma estrela à parte nesta noite. Mas tinha mais a vir. Timbalada seguiu o ritmo de Maga, mas os timbaus logo deram lugar ao poema que começava já falando do nosso lugar. "Ah, Bahia, que bom te rever. Andei com saudade de você", dizia o início, na voz suave de Saulo e que logo puxou um dos hinos da cidade, 'Raiz de Todo Bem'.

Foto: Saulo Brandão

Por fim, todos se juntaram no palco novamente e cantaram para encerrar a noite com chave de ouro com 'Muito Obrigado Axé', de Carlinhos Brown e que ficou conhecida nas vozes de Ivete Sangalo e Maria Bethânia. Saí do teatro com um gostinho de 'quero mais' (queria mais shows, risos), mas com a sensação justamente que a música traz em sua mensagem: gratidão. Por quê? Eu vi a nossa cultura, nossa música e nossa história naquele lugar, nesta noite, e senti orgulho disso.

Foto: Saulo Brandão

Ah, esse texto foi sobre o evento, tá? Não quis me referir à novela.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NEM TE CONTO :

Ver mais em Nem Te Conto