Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Chuva forte deixa 150 famílias desabrigadas em Salvador

Durante o domingo, foram registradas 33 ocorrências na Defesa Civil, sendo a maioria deslizamentos de terra e ameaças de desabamentos de imóveis

• 29/06/2015 às 7:40 • Atualizada em 31/08/2022 às 8:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Cerca de 150 famílias da comunidade São Francisco Xavier, em Pirajá, tiveram que deixar suas casas por conta de obstrução da rede de drenagem que passa pelo bairro, localizado próximo à BR-324, que impediu o escoamento da água da chuva de sábado (27) e na manhã deste domingo (28). Segundo o secretário Marcílio Bastos, da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), 70 homens da prefeitura e da concessionária Via Bahia trabalharam ontem no local para identificar a razão do entupimento. Embora ainda não seja possível identificar as causas, os técnicos encontraram muito lixo, incluindo um sofá e um colchão. Em nota, a Via Bahia, concessionária que administra a BR-324, disse que “o entupimento deste sistema pode ser causado por uma soma de fatores, como o grande volume de chuvas que cai em Salvador e Região Metropolitana desde a última semana, o lançamento de lixo em locais inadequados, que provoca o entupimento ou redução de escoamento”.

Segundo o secretário Marcílio Bastos, da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), 70 homens da prefeitura e da concessionária Via Bahia trabalharam ontem no local para identificar a razão do entupimento. Embora ainda não seja possível identificar as causas, os técnicos encontraram muito lixo, incluindo um sofá e um colchão. Em nota, a Via Bahia, concessionária que administra a BR-324, disse que “o entupimento deste sistema pode ser causado por uma soma de fatores, como o grande volume de chuvas que cai em Salvador e Região Metropolitana desde a última semana, o lançamento de lixo em locais inadequados, que provoca o entupimento ou redução de escoamento”. De acordo com o secretário Marcílio Bastos, algumas famílias estão em abrigos da prefeitura e outras em casa de parentes e vizinhos. “Depois, nossas equipes vão avaliar as casas e pagar uma indenização pelos imóveis perdidos”, afirmou Marcílio. Depois da água chegar a 1,5 metro de altura no sábado, na tarde de ontem o volume já tinha baixado para pouco mais de meio metro. “Tenho medo de deixar minha casa, espero que resolvam esse problema logo”, disse Maria da Conceição, 55 anos, que acompanhava o trabalho de desobstrução da rede. Outra região que sofreu com as chuvas do fim de semana foi a da Cidade Baixa. No Largo do Papagaio e na Avenida Porto dos Tanheiros, a água ultrapassava o limite do canteiro central. No ponto de ônibus, os moradores sofriam com as poças que se formaram e a demora do transporte. “Já estou aqui há mais de meia hora e ônibus que é bom, nada, só chuva. Toda vez que o tempo fica ruim é esse transtorno”, reclamou a babá Ana Paula Barreto. Durante o domingo, foram registradas 33 ocorrências na Defesa Civil (Codesal), sendo a maioria deslizamentos de terra e ameaças de desabamentos de imóveis. “Desde abril estamos realizando a Operação Chuva, com 700 homens realizando ações preventivas, como poda de árvores e limpeza das redes, durante 24 horas por dia”, ressaltou o secretário Marcílio Bastos.
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador