Gastronomia

Publicada em 28/06/2013 às 14h47. Atualizada em 28/06/2013 às 14h52

Conheça as vantagens dos alimentos orgânicos


Produtos orgânicos são mais nutritivos. Saiba onde encontrá-los em Salvador


Marina Baruch
publicidade

O alimento orgânico é aquele obtido sem a utilização de produtos químicos ou hormônios sintéticos que favoreçam seu crescimento. Essas técnicas respeitam o meio ambiente e se preocupam com a qualidade da produção.

Ingerir alimentos orgânicos é um hábito saudável. Eles evitam problemas de saúde causados por substâncias químicas tóxicas, como alergias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até câncer. Como são cultivados em solos ricos e em adubo natural, são mais nutritivos e mais saborosos. 

Os orgânicos também trazem vantagens para o meio ambiente: evitam a erosão do solo, economizam a energia que seria gasta com a mecanização da produção e restauram a biodiversidade. Sem contar que o cultivo ajuda os pequenos agricultores, já quem mantém o solo fértil por muitos anos.

Veja também:
Top 10: conheça os alimentos que te ajudam a rejuvenescer
Ir ao mercado com fome faz consumidor comprar mais produtos calóricos


Além disso, o produto orgânico é certificado. A qualidade é assegurada por um Selo de Certificação, fornecido por associações de agricultura orgânica ou por órgãos independentes.

Feira de produtos orgânicos no Parque de Pituaçu

Os principais produtos orgânicos produzidos no Brasil são grãos como soja, arroz e café. Mas também são produzidas frutas como manga, morango, uva, pêssego, entre outras. No ano que vem, a expectativa é que o mercado brasileiro desses produtos fature R$2 bilhões. O anúncio foi feito nesta semana no maior evento do setor, o BioBrazil Fair. No mercado global, os orgânicos faturam anualmente negócios no valor de US$ 50 bilhões, segundo os números divulgados na feira.

Em Salvador, é possível encontrá-los em feirinhas que são realizadas semanalmente. Elas acontecem todo domingo no Parque de Pituaçu, das 9h às 15; e toda quarta-feira na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba, das 6h30 às 10h.





Tags: Gastronomia, Alimentos Orgânicos, Agricultura, Nutrição
Agenda Cultural