Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Conheça os dez mamíferos mais ameaçados do Brasil

Desmatamento e caça ilegal são algumas das atividades humanas que mais afligem os animais. Saiba quais são as principais ameaças das espécies.

• 23/05/2013 às 12:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 3:57 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

peixe-boi marinho
Os peixes-bois são ameaçados pela caça ilegal para o consumo de sua carne
Foto: David Fleetham / Arkive

Desmatamento e caça ilegal são algumas das atividades humanas que mais afligem os animais. O primeiro significa a perda do habitat, enquanto a caça atinge diretamente o animal, extraindo gordura para a produção de cosméticos, por exemplo. O EcoD trouxe um ranking dos dez animais mamíferos mais ameaçados de extinção no Brasil, com base na listagem dos cem animais mais ameaçados de extinção do mundo da Sociedade Zoológica de Londres.

A maioria das espécies em risco vive na Mata Atlântica, três são baleias e o campeão de ameaças é a preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus). Segundo a organização Amigos do Peixe-boi, as duas espécies de Peixe-boi em risco sofrem com a caça ilegal e com o consumo da carne pelos ribeirinhos.

A Cachalote, sétima no ranking, é apreendida para ser induzida ao vômito para a retirada do Ambar, segundo a revista Galileu, embora já existam substâncias sintéticas a altura. Já a preguiça-de-coleira, típica do bioma Mata Atlântica, lidera a lista devido ao desmatamento de seu habitat.

Recentemente foi publicado que a Global Forest Resources Assessments, indicador da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), mostrou que o Brasil é o país no mundo com maior devastação de área verde. Entre 1999 e 2010, foram desmatados 55,3 milhões de hectares. Da Mata Atlântica, maior bioma do brasil, resta 7% de sua constituição original.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade