Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Consultora dá dicas de como ter sucesso no Processo Seletivo

A especialista mostra que o candidato deve ficar atento ao currículo, vestimenta e à fluência verbal

• 26/02/2013 às 7:30 • Atualizada em 27/08/2022 às 21:31 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Muitas vezes sou questionada por meus alunos, amigos e também leitores desta coluna sobre o que pode estar acontecendo de errado na sua participação em processos seletivos, tendo em vista os constantes retornos negativos que obtém das empresas e consultorias de RH. Esses questionamentos, que normalmente vem acompanhados de longas histórias e justificativas por parte dos candidatos, me inspiraram a escrever este artigo, visando orientar todos que participam de processos de seleção e que, por mais que julguem estar aptos ou no perfil da vaga, não se atentam para questões básicas que podem depor negativamente contra si. O primeiro ponto que gostaria de chamar atenção: você está realmente se candidatando a vagas no seu perfil? Lembrar que a superqualificação também elimina candidatos de um processo seletivo é importante para compreender o porque de não ser selecionado.
Seu currículo é atrativo? Ele realmente reflete todo o seu potencial? Está alinhado com a vaga escolhida e deixa claro ao selecionador suas qualificações? Caso a resposta seja negativa, lhe aconselho um serviço (disponibilizado por consultorias em sites da internet) de análise e elaboração curricular. Como é através do currículo que as empresas fazem o primeiro contato com você, ter um documento adequado já é um bom primeiro passo para ser convocado para seleções. Outro ponto que os candidatos normalmente não se atentam: como está o seu português? Numa era em que as empresas buscam profissionais fluentes em Inglês ou Mandarim, vemos candidatos completamente despreparados para a escrita de relatórios, documentos ou até e-mails. Faça uma autoanálise e responda: você possui uma boa redação? Se a resposta for negativa, pode estar aí uma justificativa para constantes negativas em entrevistas de emprego. Para esse problema há várias soluções, começar aumentando a frequência de leitura é uma delas. Você pode também procurar mini-cursos que supram sua deficiência. Mas, se você sequer sabe avaliar o seu nível de habilidade para elaborar textos, busque imediatamente ajuda de um profissional da área e trace um plano de ação para minimizar a deficiência que for encontrada.
"Esteja atento às informações que são transmitidas pela sua vestimenta, fluência verbal e elementos que complementam o seu discurso"
Não podemos deixar de falar de um ponto muito debatido, mas que muitos candidatos ignoram ou pensam não ser o seu problema: como está sua apresentação pessoal? Numa entrevista você possui pouco tempo para “convencer” o entrevistador de que você é o candidato ideal. Por isso esteja atento às informações que são transmitidas pelo sua vestimenta, perfume, fluência verbal e outros elementos que complementam o seu discurso e que vão ajudar o selecionador no momento de fazer um parecer sobre a sua adequação ou não à vaga. Conhecer a vaga e seus requisitos é de fundamental importância para adequar sua participação no processo seletivo. A empresa que está selecionando também pode nos dar direcionadores e deve ser levada em conta na hora de organizar o currículo ou escolher a vestimenta que será utilizada. Outra alternativa é buscar ajuda de um consultor, profissional especializado que poderá fazer uma análise do seu perfil e assessorá-lo sobre as melhores estratégias para maximizar seu desempenho em processo seletivo. Fica a dica! Boa Sorte! Leia as colunas anteriores: Qual a sua maior habilidade ou competência? Já pensou nisso? Como fazer das redes sociais e blogs pessoais aliados na busca por um emprego
Profa. Cecilia Spinola E-mail: [email protected] Consultora da Área de Recursos Humanos da ValoRH. Psicóloga, especialista em Gestão de Pessoas. Professora Universitária em cursos de Graduação e Pós -Graduação.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador