Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Cozinha EcoD: Tortinhas de pão e suco de morango com manjericão

Os temperos fazem parte da culinária de todo o mundo e são eles que dão um toque especial aos pratos e vão além trazendo grandes benefícios a saúde. Um exemplo é o manjericão, que pode estar presente de várias formas na alimentação, como in natura em saladas ou presente em molhos, carnes, sucos e outros pratos. O EcoD traz duas sugestões onde a utilização do tempero pode ficar bastante prazerosa. São duas receitas simples que podem servir como entrada ou um lanche da tarde.

• 02/09/2012 às 10:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 0:06 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

capa-cozinha.jpg
Fotos: Pitéu

Os temperos fazem parte da culinária de todo o mundo e são eles que dão um toque especial aos pratos. Ervas, plantas e raízes servem para realçar o sabor dos alimentos e deixar a refeição ainda mais gostosa. Alguns temperos vão além e trazem grandes benefícios a saúde. É o caso do manjericão, planta rica em magnésio, ferro, cálcio, potássio e vitamina C.

O manjericão combate os radicais livres, é antiinflamatório, estimulante digestivo, calmante e previne problemas digestivos e infecções no intestino.

Segundo os nutricionistas, devido à presença do magnésio, o manjericão melhora a saúde do sistema cardiovascular, pois estimula os músculos e vasos sanguíneos a relaxar, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de arritmias cardíacas. O alimento também combate os radicais livres, é anti-inflamatório, estimulante digestivo, calmante e previne problemas digestivos e infecções no intestino.

Aprenda a fazer as tortinha de pão e o suco de morango com manjericão com Kátia Najara: o tempero pode estar presente de várias formas na alimentação, como in natura em saladas ou presente em molhos, carnes, sucos e outros pratos. O EcoD traz duas sugestões da Kátia Najara do blog Pitéu onde a utilização do tempero pode ficar bastante prazerosa. São duas receitas simples que podem servir como entrada ou um lanche da tarde.
...

"Adoro fazer essa tortinha para lanche e festa de guri. É batata, eles adoram! E o suco é incrível. A ideia veio de um drink, que eu tomei no Piola, o Ultraman. Este também é um suco que PRECISA ser servido muito gelado, quase frozen (que não é má ideia); e outra: não é um toquinho de manjericão, é morango E manjericão."

tortinha-dentada.jpg

Ingredientes para a tortinha de pão :

  • Um pacote de pão integral
  • Queijo
  • Tomate
  • Manjericão

Modo de preparo:

tortinhas-passo.jpg

Com um aro, corte fatias de pão de forma em círculos, unte com azeite de oliva dos dois lados, encaixe em forminhas de empada e recheie com o que quiser. O meu recheio preferido é queijo, tomate e manjericão, mas para chamá-la de sua, você recheia como quiser!

Depois é levar ao forno pré-aquecido só para derreter o queijo e deixar o pãozinho crocante, e foi!

Outras sugestões de recheio são: brie+geléia de frutas vermelhas e pasta de ricota com requeijão e hortelã.

Dicas:
Outra ótima ideia é utilizar as sobras do pão para fazer uma salada de pão. Você corta os pães em cubos, mistura com tomate sem semente, cebola, pimentões, tudo picado em cubos grandes. Aí adiciona muito azeite, parmesão ralado grosso, sal a gosto, cheiro verde e está pronto. Fica uma delícia! A combinação é perfeita e o melhor, os pães franceses que sobram nunca mais vão parar no lixo.
O pão integral é o mais indicado pelos nutricionistas, mas para aqueles que não conseguem abrir mão do pão francês, eles afirmam que a solução está em torrar o alimento. Já que o pão torrado é melhor digerido.
Ingredientes para o suco de morango e manjericão:suco-morango4.jpg
  • Uma caixa de morango
  • Uma mão cheia de folhas de manjericão
  • 6 colheres de sopa de açúcar (pode ser o mascavo)
  • 700 ml de água bem gelada
  • 1 cubo de gelo

Modo de preparo:

Misture todos os ingrediente e bata tudo no liquidificador. Coe e sirva imediatamente em um copo gelado (colocá-lo antes no congelador).

Pronto! Agora é só saborear!

banner-piteu.jpgKátia Najara :: Blog Pitéu Cozinhafetiva
*Certificada em cozinha pelo Senac Bahia e formada em Decoração pela Escola de Belas Artes da UFBA. Jogou para cima 20 anos de atuação como produtora e gestora cultural e resolveu investir na paixão pela culinária. Uma das autoras do livro “O Pequeno Livro de Cozinha”, obra premiada pelo Gourmand World Cookbooks Awards 2010.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade