Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > nem te conto
Whatsapp Whatsapp
NEM TE CONTO

De Juazeiro para o Mundo: relembre a trajetória de Ivete Sangalo

Carreira musical, participações em filmes, gravações de comerciais e estreia em novela da Rede Globo estão entre os destaques

• 27/05/2014 às 9:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 17:05 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A cantora baiana Ivete Sangalo comemora seus 42 anos nesta terça-feira (27). Pensando nisso, o Portal iBahia reuniu um pouco da história da menina que saiu de Juazeiro e conquistou o mundo com sua música. Relembre a trajetória da artista!
Ivete nasceu na cidade de Juazeiro, interior da Bahia, já com o pézinho no mundo da música. Desde criança, adorava cantar ao lado dos irmãos, principalmente durante os intervalos do colégio e também em saraus familiares.Foi Mônica San Galo (assim mesmo, separado), sua irmã mais velha, que lhe incentivou a dar início a sua carreira como cantora. Aos 17 anos, ela se apresentava informalmente em barzinhos da capital baiana, até receber convites para cantar em lugares um pouco maiores e se tornar a musa do axé. Carreira musical A baiana iniciou a carreira profissional bem novinha, com 21 anos, no comando da Banda Eva entre 1993 e 1999, período em que lançou mais de seis álbuns e vendeu mais de quatro milhões de cópias. Mas foi neste período também, que a cantora decidiu seguir carreira solo. Entre os sucessos do primeiro álbum, as músicas “Canibal” (Ivete Sangalo) e “Se eu não te amasse tanto assim” ( Paulo Sergio Valle / Hebert Viana), entre outros sucessos, fez a baiana percorrer o Brasil com seus shows e a trilhar sua história de sucesso nas trilhas sonoras da música nacional. Em 2000, Ivete emplacou o seu segundo disco solo, Beat Beleza, cantando com seu ídolo Gilberto Gil. Em 2001, o terceiro CD 'Festa', lançado no final do ano, no Parque de Exposições em Salvador, rendeu um clipe com a participação de diversas celebridades, a exemplo de Vera Fisher, Preta Gil, Marcio Garcia e Carolina Dickman. O sucesso da música foi tão grande, que se tornou o hino oficial da seleção brasileira Pentacampeã de Futebol.
Depois de dois anos de 'Festa', em agosto de 2003, a musa do axé lança seu quarto CD solo, Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso. O destaque deste disco, 'Sorte Grande', ficou mais conhecida como Poeira, virou o hino da torcida da torcida do Flamengo e das Olimpíadas de Atenas no ano seguinte. Já em 2004, a cantora também lançou o CD/DVD MTV Ao Vivo Ivete Sangalo comemorativo aos seus 10 anos de carreira em um show histórico no estádio da Fonte Nova, em Salvador (BA). Em dezembro de 2006, a baiana reuniu mais de 800 mil pessoas num show no Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro para gravar o CD/DVD Multishow ao vivo – Ivete Sangalo no Maracanã. E em 2009, ela resolveu convidar os amigos para cantar e fazer um som em sua casa no seu novo CD/DVD “Multishow Registro Pode Entrar – Ivete Sangalo”, reunindo cancões ineditas e convidados especiais, como Maria Bethania, Lulu Santos, Marcelo Camelo, Carlinhos Brown, Saulo Fernandes, Aviões do Forro e sua irmã Mônica San Galo.
Em agosto de 2010, a cantora embarcou para os Estados Unidos, onde realizou três shows, sendo um deles em Nova Iorque, no Madison Square Garden, na qual gravou o seu quarto DVD, o Multishow Ao Vivo – Ivete Sangalo no Madison Square Garden. Ivete também passou por Miami e Worcester, além de cantar no Brazilian Day de Toronto, no Canadá. A turnê segue até hoje, sendo divulgada pelos quatro cantos do mundo. Outros trabalhos Em 2004, a baiana foi a responsável por comandar o "Estação Globo", um programa especial de final de ano exibido pela emissora global. No ano de 2009, inclusive, por Ivete estar de licença-maternidade, não houve exibição do programa. Já no mundo do cinema, a artista se arriscou nos filmes de comédia "Simão, o Fantasma Trapalhão", em 1998 - ao lado de Renato Aragão e Dedé Santana - e em "Xuxa Gêmeas", já em 2006. Ivete também já foi garota-propaganda de diversas marcas brasileiras, de cervejas, roupas, shampoos, temperos, companhias aéreas, empreendimentos imobiliários, perfumes, lojas de eletrodomésticos e calçados.
Em 2012, no dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher), a baiana estreou como atriz na Rede Globo. Na série 'As Brasileiras', o público pode se divertir com a atrapalhada Raquel,“A desastrada de Salvador”. A personagem tinha um grande talento para se meter em confusões inacreditáveis. E a cantora não parou por aí. Logo que finalizou o trabalho, Ivete foi convidada pelo diretor Walcyr Carrasco, para interpretar 'Maria Machadão', dona de um bordel famoso em Ilhéus, no remake 'Gabriela', em 2012. Já em 2014, a baiana faz parte do corpo de jurados do reality show musical 'Super Star', da Rede Globo, ao lado dos cantores Fábio Jr. e Dinho Ouro Preto.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NEM TE CONTO :

Ver mais em Nem Te Conto