Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Dez coisas que todo mundo odeia no período das eleições

Algumas situações nos meses que antecedem e no dia da votação se tornam um tormento para alguns ou quase todos os eleitores

Redação iBahia • 12/09/2016 às 14:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 20:30 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
1 - Ruas sujas com santinhos: toda eleição é a mesma coisa. Milhares e milhares de santinhos que propagam as candidaturas deixam as ruas sujas e muita das vezes atrapalham o vai e vem das pessoas. Sem falar que prejudica e muito a natureza.

				
					Dez coisas que todo mundo odeia no período das eleições
2 - Placas de publicidade espalhadas pela rua: a poluição visual está presente em todo o período de eleição. Por todo o calçadão, as fotos, números e promessas dos candidatos tentam chamar a atenção do eleitor. De acordo com a Lei nº 9.504/97, fica permitido a exibição de cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas, desde que móveis e que não dificultem o fluxo do trânsito de pessoas e veículos.

				
					Dez coisas que todo mundo odeia no período das eleições
3 - Correligionários oferecendo carona na hora de votar: desconfie quando algum correligionário - aquele cidadão que apoia um determinado candidato - te oferecer carona para ir ou voltar da sua zona eleitoral. Durante o caminho, sem dúvida, ele vai oferecer propostas e "vantagens" para votar no candidato. 4 - Filas intermináveis na sua zona eleitoral: aqueles que vão votar já pensando na saidinha pós-eleição devem ficar desolados ao se depararem com uma fila gigante na sua zona eleitoral. O conselho é sempre ir pela manhã. Quanto mais tarde fica, mais "atrasadinhos" aparecem.

				
					Dez coisas que todo mundo odeia no período das eleições
5 - Horário político interrompe programação televisiva: para aqueles que adoram uma novela, jornal ou programa de fofoca os últimos meses que antecedem a votação se tornam um tormento. Tudo devido à propaganda eleitoral gratuita que interrompe os programas para exibir as propostas dos candidatos. A solução é recorrer aos canais fechados.

				
					Dez coisas que todo mundo odeia no período das eleições
6 - Candidato vai na sua rua pedir voto e nunca mais aparece: prometer é um comportamento comum nesse período de eleição. Alguns candidatos fazem mil propostas de melhoria no bairro e somem logo após serem eleitos. Cabe ao eleitor analisar e conhecer melhor o perfil daquele candidato para evitar frustração depois.7 - Vizinho ou conhecido que vende voto por favores: a captação ilícita de sufrágio, mais conhecido como compra de votos, é considerado crime eleitoral pelo TSE e deixa inelegível por oito anos caso comprovado a atitude do candidato. Sempre rola de um vizinho ou amigo pedir para trocar voto por um botijão de gás, blocos para terminar sua casa ou algo relacionado. O voto é secreto e deve ser decidido de modo consciente.8 - Carro de som nas alturas com jingle do candidato: essa talvez seja a pior situação durante o período eleitoral. Nesse tipo de propaganda não existe limite para atingir o máximo de ouvintes possíveis. E essa poluição sonora atinge de forma ensurdecedora. De acordo com a Lei nº 12.891, de 11 de dezembro de 2013, é permitida a circulação de carros de som e mini trios como meio de propaganda eleitoral, desde que observado o limite de 80 (oitenta) decibéis de nível de pressão sonora.

				
					Dez coisas que todo mundo odeia no período das eleições
9 - Correr para regularizar situação na Justiça Eleitoral: se você está com seu título de eleitor "cancelado" é necessário se organizar a tempo para conseguir votar nas eleições. Se deixar para os minutos finais a dor de cabeça vai ser maior. Compareça ao Cartório Eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor do seu atual domicílio portando documento oficial de identificação (não é aceito o Passaporte) e comprovante de domicílio eleitoral.

				
					Dez coisas que todo mundo odeia no período das eleições
10 - Quando você chega de manhã cedo para votar e é obrigado a ser mesário: imagine se um mesário falta e te convocam para substituí-lo quando você ainda está na fila para entrar para votar?! Pois é, isso pode acontecer! De acordo com Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), as pessoas são escolhidas na fila dependendo da quantidade de mesários oficiais que tenham faltado naquela seção. Por isso, vá cedo, mas nem tanto assim.

				
					Dez coisas que todo mundo odeia no período das eleições

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil