Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Dez sobremesas light

Não quer sair da dieta mas não resiste a um doce depois do almoço? Escolha uma dessas receitas

• 16/10/2013 às 13:30 • Atualizada em 29/08/2022 às 17:20 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Às vezes é difícil resistir a um docinho depois do almoço, mas isso não quer dizer que você precisa jogar a dieta para o ar para se entregar à sua vontade. É possível equilibrar o desejo por doces e a dieta com sobremesas menos calóricas. Confira algumas receitas e escolha a que mais te agradar:
Ingredientes:100 g de margarina light 4 colheres (sopa) de cacau em pó 1 xícara (chá) de queijo tipo cottage 1 gema 3 claras 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 1/2 xícara (chá) de adoçante para forno e fogão 1 colher (chá) de essência de baunilha 1 colher (sopa) de nozes picadas Modo de preparo:Ponha na batedeira a margarina light, o cacau em pó, o queijo, a gema, as claras e o adoçante e bata bem por dois minutos. Transfira para uma tigela e adicione a farinha, a baunilha e as nozes. Mexa e despeje em uma fôrma untada e enfarinhada. Asse em forno médio pré-aquecido.
Ingredientes para a massa:2 tabletes de fermento biológico 1 xícara (chá) de adoçante para forno e fogão 100 g de creme vegetal light 2 ovos 1 colher (café) de sal 1 colher (chá) de essência de baunilha 1 xícara (chá) de água 5 xícaras (chá) de farinha de trigo. Ingredientes para o recheio:150 g de queijo-de-minas light cortado em cubos 150 g de goiabada diet em pedaços Modo de preparo:Aqueça o forno a 180°C. Bata no liquidificador o fermento, o adoçante, o creme vegetal, os ovos, o sal, a baunilha e a água. Transfira para um recipiente e junte a farinha aos poucos, amassando até obter uma mistura homogênea. Divida a massa em 20 partes e cubra-as com um pano. Deixe descansar até dobrar de volume. Montagem: Abra cada parte em um retângulo, recheie com o queijo e a goiabada e feche dando o formato de bisnaguinha. Disponha-as em uma assadeira untada com óleo e pincele com a gema. Deixe descansar novamente até dobrar de volume. Asse até dourar.
Ingredientes:2 caixinhas de gelatina diet sabor cereja 1 xícara (chá) de ricota 2 colheres (de sopa) de coco ralado Modo de preparo:Prepare a gelatina de acordo com as instruções da embalagem e leve à geladeira. Quando engrossar um pouco, bata bem no liquidificador até espumar. Junte a ricota e bata novamente. Coloque em taças, salpique com o coco ralado e sirva.
Ingredientes para a massa:200 g de biscoitos maisena 5 colheres (sopa) de manteiga Ingredientes para o recheio:4 ovos grandes 1 xícara (chá) de açúcar 3 1/3 de xícaras (chá) de queijo cremoso ou requeijão 2 colheres (sopa) de suco de limão 1 colher (chá) de essência de baunilha 1 pitada de sal Modo de preparo da massa:No liquidificador, bata o biscoito até obter uma farofa. Misture a manteiga. Forre com essa mistura o fundo e a lateral de uma forma de abrir de 23 cm de diâmetro. Reserve na geladeira. Preaqueça o forno a 180 ºC. Modo de preparo do recheio:Bata os ovos e adicione os demais ingredientes. Recheie a massa e asse por 1 hora e 30 minutos. Deixe esfriar. Cubra e reserve na geladeira até firmar.
Ingredientes:1 envelope de gelatina incolor sem sabor 1/4 de xícara (chá) de água fria 2 caixinhas de gelatina diet de uva 2 xícaras (chá) de água fervente 1 lata de leite condensado desnatado 2 xícaras (chá) de suco de uva sem açúcar. Ingredientes para a calda:1 xícara (chá) de suco de uva 1/2 xícara (chá) de água 2 colheres (sopa) de adoçante de uso culinário 1 colher (sobremesa) rasa de amido de milho. Modo de preparo:Hidrate a gelatina sem sabor na água fria, dissolvendo em banho-maria ou no microondas. Dissolva a gelatina de uva na água fervente. No liquidificador, bata as gelatinas dissolvidas, o leite condensado e o suco de uva. Coloque em uma forma de furo central levemente untada com óleo. Calda: Misture os ingredientes e leve ao fogo até engrossar. Desenforme a musse e sirva com a calda.
Ingredientes:Creme branco 1 e 3/4 de xícara (chá) de leite desnatado 1/2 xícara (chá) de adoçante próprio para uso culinário 3 colheres (sopa) de amido de milho 1 xícara (chá) de leite de coco light Creme escuro 500 ml de leite desnatado 3/4 de xícara (chá) de adoçante próprio para uso culinário 2 colheres (sopa) de cacau em pó 3 colheres (sopa) de amido de milho 1/4 de xícara (chá) de creme de leite light Modo de preparo:Bata no liquidificador todos os ingredientes do creme branco e leve ao fogo, mexendo sempre, até que a mistura engrosse. Repita o processo com o creme escuro. Unte a forma com óleo e coloque porções dos cremes, intercalando o branco e o escuro. Cubra com filme plástico e leve à geladeira até que esteja firme. Desenforme e sirva.
Ingredientes:3 ovos (clara e gema separadas) 6 1/2 colheres (sopa) de adoçante em pó 12 12 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó Margarina light para untar Para a mousse:1 xícara de água 1 envelope (12 g) de gelatina incolor sem sabor 1 caixa (12 g) de gelatina diet de morango 400 g de cream cheese light 13 colheres (sopa) de adoçante em pó 200 g de creme de leite light 2 xícara de suco de morango claras Morangos cortados ao meio para decorar Modo de preparo:Na batedeira, bata as claras em neve. Adicione as gemas e o adoçante e bata. Acrescente a farinha e o fermento peneirados e misture delicadamente. Em uma fôrma de 25 de diâmetro, com aro, untada com margarina light e polvilhada com farinha, leve ao forno moderado (180 °C), pré-aquecido, por 20 minutos ou até que, enfiando um palito, ele saia limpo. Retire o aro da fôrma e reserve. Prepare a mousse:Em dois refratários com 1/2 xícara de água cada um, hidrate as gelatinas por um minuto. Leve ao fogo, em banho-maria, mexendo, até dissolver. No liquidificador, junte o cream cheese, o adoçante, as gelatinas, o creme de leite e o suco e bata até obter um creme. Na batedeira, bata as claras em neve e adicione delicadamente ao creme. Recoloque o aro na fôrma. Arrume algumas metades de morango nas laterais. Preencha com a musse e alise. Leve à geladeira por duas horas. Retire o aro e sirva a torta decorada com morangos.
Ingredientes:2 bananas grandes 2 colheres (sopa) de iogurte desnatado 2 ovos 2 colheres (chá) de raspas de limão 1 colher (chá) de essência de baunilha 2 xícaras (chá) de farinha de trigo com fermento 1/2 xícara (chá) de frutose (tipo de adoçante) 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio 1 colher (chá) de fermento em pó 1/2 colher (chá) de sal 1 xícara (chá) de margarina light Modo de preparo: Bata no liquidificador as bananas e o iogurte até ficar uma mistura lisa. Junte as gemas, as raspas de limão, a baunilha e bata até misturar tudo. Reserve. Em uma tigela, junte a farinha, a frutose, o bicarbonato, o fermento, o sal e adicione a margarina e metade da mistura de banana. Bata essa mistura na batedeira, em velocidade baixa, até os ingredientes secos ficarem umedecidos. Aumente a velocidade e bata por mais dois minutos. Adicione a mistura de banana restante aos poucos e bata depois de cada adição apenas para misturar. Reserve. Bata as claras em neve e incorpore-as à massa delicadamente. Despeje em uma fôrma untada e polvilhada e asse em forno médio pré-aquecido até que, enfiando um palito, ele saia seco. Se desejar, polvilhe com açúcar.
Ingredientes:Massa 2/3 de xíc. (chá) de farelo de trigo 2/3 de xíc. (chá) de farinha de trigo 2/3 de xíc. (chá) de aveia em flocos finos 1 col. (sobremesa) de adoçante culinário 2 gemas 2 col. (sopa) de margarina light 3 col. (sopa) de água Recheio 400 g de cottage light Suco de dois limões 300 g de ricota fresca ½ xíc. (chá) de leite desnatado 1 envelope de gelatina incolor dissolvida 3 col. (sopa) de creme de leite light 2 col. (sopa) de adoçante culinário 1 col. (café) de raspa de casca de limão Chantili light (para cobrir) Raspas de casca de limão (para decorar) Modo de preparo:Massa Misture muito bem as farinhas com o adoçante. Adicione as gemas, a margarina e a água. Amasse até a massa ficar homogênea. Envolva em filme plástico e leve à geladeira por 15 minutos. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma redonda (20 centímetros de diâmetro) de aro removível com a massa. Fure a massa com um garfo e leve ao forno preaquecido por 15 minutos. Reserve. Recheio No liquidificador, bata o cottage, o suco de limão, a ricota, o leite, a gelatina, o creme de leite e o adoçante por 3 minutos. Junte a raspa de limão e distribua sobre a massa fria. Leve à geladeira por 4 horas. Cobertura Na hora de servir, cubra com o chantili e decore com as raspas de limão.
Ingredientes:Para a mousse 4 potes (170 g cada um) de iogurte natural desnatado 200 g de creme de leite fresco 1/3 de xícara de adoçante culinário em pó Para a calda 2 mangas cortadas em cubinhos 1 saquinho (100 g) de polpa de manga descongelada 2 colheres (sopa) de adoçante culinário em pó Modo de preparo:Sobre uma vasilha, em uma peneira coberta com um tecido do tipo gaze, coloque o iogurte e leve à geladeira por quatro horas ou até escorrer bem o soro. Na batedeira, jun­te o creme de leite e o adoçante e bata por cinco minutos ou até obter um chantili. Com um batedor manual, misture o chantilly com o iogurte até obter um creme homogêneo. Distribua entre 8 taças. Reserve na geladeira. Prepare a calda:Em uma panela, leve ao fogo médio todos os ingredientes até ferver. Deixe esfriar. Sirva a musse de iogurte com a calda.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia