Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > mapas juninos
Whatsapp Whatsapp
MAPAS JUNINOS

Festas juninas que você não pode deixar de conhecer

Países como Suécia, Rússia e França também possuem uma forte tradição de festejos

• 07/07/2014 às 16:17 • Atualizada em 26/08/2022 às 21:01 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Embora as festas juninas sejam facilmente associadas à cultura brasileira, vários outros países realizam eventos para celebrar a data. Com diferenças e semelhanças, é interessante observar que a fogueira é uma simbologia utilizada por quase todas as culturas que mantêm a tradição. Confira a nossa seleção e veja como vale a pena conhecer essas festas um dia. 1º Festa junina viking - SuéciaO evento tem início com um almoço. Logo em seguida, todos devem ajudar a construir um 'Midsommarstång', mastro feito de plantas, com cerca de três metros de altura. O objeto simbolizava a fertilidade dos campos na época dos vikings. Uma vez erguido o mastro, as pessoas cantam e dançam em torno dele.
2° Festa junina mais longa do planeta - RússiaConhecida como Ivan Kupala, o festejo começa no dia 23 e junho e termina no dia 6 de julho. Embora seja uma festa da igreja Ortodoxa, possui características pagãs, celebrando o fogo, a água, a fertilidade e a purificação.
3º Festa junina pirata - PolôniaA festa é comemorada no dia 23 de junho, começando às 8h e indo até a madrugada do dia seguinte. Uma das características mais marcantes é o uso de fantasias de piratas. Semelhante ao Brasil, há o costume de acender fogueiras.
4º Festa do queijo e vinho - FrançaDona de muitas características pagãs, a 'Fête de Saint-Jean' é comemorada no dia 24 de junho. Em vez dos tradicionais quitutes brasileiros, o queijo e o vinho são predominantes.
5º Festa do Boi Bumbá - São Luis, MaranhãoNo estado brasileiro, os festejos juninos têm um charme a mais. Em vez de forró, predominam danças como o lelê, caroço, dança das fitas e portuguesa, além das quadrilhas.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MAPAS JUNINOS :

Ver mais em Mapas Juninos