Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Flores comestíveis: conheça algumas espécies e receitas

Os pratos feitos com flores são saborosos e bonitos

• 10/10/2013 às 10:32 • Atualizada em 01/09/2022 às 1:12 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Os pratos com flores não são muito comuns, mas alguns chefs garantem que são muito saborosos. E, sem dúvida, são bonitos. As flores comestíveis dão um sabor especial ao prato, além de contribuir bastante com a apresentação. De maneira geral, essas espécies têm gosto suave e não interferem muito nas características dos outros ingredientes.
Na hora de escolher a flor que vai fazer parte da sua receita, é preciso tomar alguns cuidados. Nem todas as flores são comestíveis, por isso dê preferência ás mais conhecidas, como capuchinha, lavanda, amor-perfeito, borago, rosa, alecrim e as flores de abóbora, do manjericão e tomilho. A calêndula também é comestível, mas deve-se usar apenas as pétalas, pois o seu talo é muito duro para ser ingerido. Alguns supermercados vendem bandejinhas com algumas espécies prontas para uso. Se for comprar, escolha somente as que foram fornecidas no mesmo dia e conserve na geladeira. Veja também: Livro traz receitas da Chapada Diamantina; confira algumasFotos de comida em redes sociais podem estragar o apetite, diz estudo Quando estiver na cozinha, adicione as flores à sua receita apenas na hora de servir. Elas são muito sensíveis e o calor do alimento faz com que murchem. Confira algumas receitas com flores:
Ingredientes:2 xícaras de água fervente 1/4 de xícara de flores de hibisco desidratadas 1/2 xícara de açúcar 1 envelope de gelatina em pó branca, sem sabor 3 claras 3/4 de xícara de creme de leite fresco Pétalas de minirrosa comestível para decorar Modo de preparo:Em uma tigela, misture a água com o hibisco e deixe descansar, com tampa, por 20 minutos. Coe e adoce com 3 colheres (sopa) de açúcar e deixe esfriar. Em uma tigela pequena, dissolva e hidrate a gelatina conforme as instruções da embalagem. Misture-a à infusão de hibisco. Leve para gelar por 40 minutos, mexendo às vezes, até obter a consistência semelhante à de clara de ovo crua. Na batedeira, bata as claras com o açúcar restante até obter picos firmes. Em outra tigela, bata o creme de leite até obter picos firmes. Misture o creme de leite ao merengue de claras e, em seguida, à gelatina de hibisco (reserve 1/2 xícara). Em oito taças, distribua a gelatina reservada e, por cima, despeje a musse. Leve para gelar por três horas. Sirva decorada com pétalas de minirrosa.
Ingredientes:1 maço pequeno de alface 1 maço pequeno de rúcula 1 maçã 2 colheres (sopa) de suco de limão 1 manga 3 figos Flores de capuchinha Sal a gosto Vinagre de maçã e azeite a gosto Modo de preparo:Lave bem as folhas de alface e rúcula e seque-as. Lave a maçã, corte-a em fatias finas e coloque-as no suco de limão. Descasque a manga e corte em cubos pequenos. Lave bem os figos e corte em quatro pedaços no formato de meia-lua. Lave as flores de capuchinha e seque-as. Em uma saladeira, distribua as folhas, as fatias de maçã, os cubos de manga, o figo e as flores de capuchinha. Tempere na hora de servir com o sal, o vinagre e o azeite.
Ingredientes: 4 colheres (sopa) de azeite de oliva 1 cebola branca picada 4 dentes de alho inteiros e sem casca 360 g de arroz arbóreo 150 g de abobrinha amarela 150 g de abobrinha 150 g de pétalas de flor de abobrinha 1 1/2 litro de caldo de vegetais Sal e pimenta a gosto 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal 4 colheres (sopa) de queijo grana padano 4 colheres (sopa) de suco de laranja 4 colheres (sopa) de carpano (vermute doce) 20 folhas de hortelã fritas no azeite (até ficarem crocantes) Modo de preparo: Em uma frigideira, esquente o azeite, junte a cebola e os dentes de alho e doure. Acrescente o arroz e refogue bem. Junte as abobrinhas limpas e cortadas em fatias finas junto com as pétalas de flor de abobrinha, acrescente aos poucos o caldo de vegetais, mexendo sempre, e sal a gosto. Cozinhe por aproximadamente 20 minutos ou até que o arroz fique al dente. Desligue o fogo e acrescente a manteiga e o queijo. Misture, corrija o sal e a pimenta e, para finalizar, acrescente o suco de laranja e o carpano. Deixe descansar por três minutos e, antes de servir, decore com hortelã e as pétalas de flor da abobrinha por cima.
Ingredientes:4 gotas de água de rosas 8 amoras 4 colheres (sopa) de vodca 4 colheres (sopa) de vermute seco suco de dois limões 1 xícara de suco de abacaxi natural 8 cubos de gelo Gelo picado e pétalas de rosa comestíveis para decorar Modo de preparo:No liquidificador, bata bem todos os ingredientes e coe. Coloque gelo picado no fundo de taças flûte e despeje por cima a mistura batida. Decore com pétalas de rosa e sirva.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia