Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Índia anuncia fim de testes em animais para fins da indústria de cosméticos

Dessa forma, o país se une à Europa e a Israel como uma das zonas em que testes dolorosos com animais devem ser substituídos por alternativas éticas e não-animais. A Humane Society International tem pressionado o governo brasileiro a também proibir os experimentos.

• 01/07/2013 às 13:00 • Atualizada em 30/08/2022 às 1:20 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

testes-animais.jpg
Campanha “Liberte-se da Crueldade” pede fim de testes em animais também no Brasil
Foto: Gabriel Fiorine

A Índia anunciou na sexta-feira, 28 de junho, o fim aos testes da indústria de cosméticos em animais. Dessa forma, ela se une à Europa e a Israel como uma das zonas em que experimentos dolorosos com animais devem ser substituídos por alternativas éticas e não-animais.

A decisão anunciada pelo Drug Controller General of India (DCGI) é resultado de uma campanha da Humane Society International (HSI), uma das mais importantes organizações de proteção animal no mundo, chamada Be Cruelty-Free (Liberte-se da Crueldade), que durou mais de um ano.

Próximo passo da campanha é tornar ilegal a venda de produtos testados em animais nas lojas indianas.

Enquanto a proibição é uma grande vitória para os grupos dos direitos dos animais, a luta está longe de terminar. "Este é um grande dia para a Índia e para os milhares de animais que não vão mais sofrer. No entanto, mais trabalho ainda precisa ser feito", destacou Baijayant Panda, membro do parlamento da Índia ao Ecouterre.

O próximo passo da campanha é tornar ilegal a venda de produtos testados em animais nas lojas indianas. A HSI quer que a Índia proíba a importação e venda de produtos testados em animais em qualquer parte do mundo. "Proibir produtos cosméticos que são testados em animais no exterior e, em seguida, importados e vendidos aqui na Índia é um passo a mais do nosso govenro. Só dessa forma a Índia pode demonstrar seu compromisso com o incentivo de métodos modernos de pesquisa sem animais e ser verdadeiramente livre de crueldade", concluiu o parlamentar.

Proibição no Brasil

Após esses países aderirem a proibição, a Humane Society International tem pressionado o governo brasileiro a também proibir os testes em animais.

Uma pesquisa realizada pela HSI e conduzida pelo Ibope revela que dois terços da população brasileira apoia a mudança na legislação. Cerca de 66% dos entrevistados se diz favorável à proibição nacional dos testes em animais para cosméticos e seus ingredientes no Brasil.

Você pode participar da campanha, assista ao vídeo abaixo e saiba como:

Vote também em nossa enquete sobre o tema, já disponível na home do portal.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade