Gastronomia

Publicada em 26/03/2013 às 13h19. Atualizada em 26/03/2013 às 13h29

No dia do cacau, saiba mais sobre o fruto e aprenda receitas


Aprenda como fazer um delicioso suflê de cacau, um rocambole prático de leite condensado e um requintado bolo de cacau e vinho


Da editoria de Gastronomia
publicidade

No dia 26 de março é comemorado o dia do cacau. Segundo registros históricos, quando os primeiros colonizadores espanhóis chegaram à América, o fruto já era cultivado pelos índios, principalmente os Astecas no México, e os Maias na América Central. O cacaueiro foi introduzido na Bahia em 1746 e atualmente, o estado baiano é o maior produtor nacional de cacau, atendendo os mercados interno e externo. Hoje, os seus derivados são consumidos de muitas formas em quase todos os países do mundo.

Os derivados do cacau são consumidos de muitas formas em quase todos os países do mundo

Uma das razões que fazem o chocolate ser um dos alimentos favoritos é que ele aumenta a produção de serotonina, substância do cérebro ligada à sensação de prazer e, com isso, alivia a depressão e a ansiedade. Além de elevar os níveis de serotonina, as calorias elevam os teores de endorfinas, o que explica a tal sensação de prazer citada por absolutamente todos os consumidores de chocolate.

Veja Também
Passo a passo: aprenda a fazer um porta bombons e anime a Páscoa da criançada
Famoso chef ensina como preparar um bacalhau especial para a Semana Santa
Consumo de chocolate na Páscoa em 2013 supera as expectativas no país, revela estudo
No dia da ressaca, aproveite para aprender a fazer drinks não alcoólicos

Na época da Páscoa, todos se rendem ao famoso doce, que dá sabor a um dos maiores símbolos do período, os ovos. O canal de Gastronomia selecionou três deliciosas receitas que levam o fruto. Confira:

Ingredientes:1/2 xícara e 1 colher (sopa) de cacau em pó1/2 xícara de água fria6 claras1/2 xícara e 1 colher (sopa) de açúcar1 colher (sopa) de manteiga para untarAçúcar para polvilhar

 

Modo de Preparo:
Em uma panela, leve ao fogo 1/2 xícara do cacau e a água, mexendo sempre, até dissolvê-lo. Reserve. Na batedeira, bata as claras em neve. Sem parar de bater, junte aos poucos o açúcar até obter picos firmes. Adicione 1/4 das claras ao cacau dissolvido, mexendo com uma espátula. Acrescente o restante das claras, misturando ligeiramente até obter um efeito mesclado. Em oito forminhas refratárias com capacidade para 3/4 de xícara, untadas com manteiga e polvilhadas com açúcar e cacau, leve ao forno moderado (180 ºC), preaquecido, por dez minutos ou até crescerem e sirva. Rende 8 suflês.

Fonte: Claudia Online

Ingredientes:
03 Claras
03 Gemas
03 Colheres (sopa) de açúcar – 40 gramas
02 Colheres (sopa) de farinha de trigo – 20 gramas
01 Colher de (sopa) de cacau em pó – 10 gramas
½ Colher (sopa) de fermento em pó
01 Lata de leite condensado – 395 gramas

Modo de Preparo:
Coloque na batedeira 03 claras e bata até ficar no ponto em neve. Com a batedeira ainda ligada, junte as gemas, o açúcar e bata por 01 minuto ou até conseguir uma mistura fofa. Desligue a batedeira e adicione peneirando a farinha de trigo, o cacau, o fermento e misture sutilmente. Reserve. Untar abundantemente uma assadeira (35 cm X 20 cm) com manteiga, despejar o leite condensado para forrar o fundo da assadeira uniformemente. Sobre o leite condensado, coloque a mistura que foi reservada e leve ao forno com fogo médio já pré aquecido à 180ºC por 40 minutos. Retire do forno e desenforme sobre um pano polvilhado com açúcar. Enrole a massa ainda quente e sirva na seqüência.

Fonte: Programa Mais Você

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
3/4 xícara de cacau puro, não adoçado nem processado
1 1/4 de colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
2 tabletes [113gr cada] de manteiga amolecida
1 3/4 de xícara de açúcar
1 1/4 xícara de vinho tinto seco
2 ovos grandes
1 colher de chá de extrato puro de baunilha
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno em 350ºF/ 176ºC e unte uma forma bundt—ou qualquer outra dessas redondas com um furo no meio (eu fiz na redonda normal, de aro removível), com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Numa vasilha misture com o batedor de arame a farinha, o cacau, o fermento e o sal. Na batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata em velocidade média, até a mistura ficar bem fofa [mais ou menos 4 minutos]. Adicione os ovos, um por vez, e continue batendo. Junte a baunilha (não usei, porque não tinha) e bata por mais dois minutos. Vá colocando a mistura de farinha com uma colher grande e alternando com o vinho, até os ingredientes ficarem bem incorporados. Coloque a massa na forma untada e polvilhada com farinha e leve ao forno por 45 minutos. Remova do forno, deixe esfriar e então vire o bolo numa travessa. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro se preferir.

Fonte: Site Chucrute com Salsicha





Tags: Dia do Cacau, Chocolate, Receitas, Lasanha doce, Suflê de cacau, Rocambole prático de leite condensado, Bolo de cacau e vinho, Páscoa, Gastronomia
{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do Portal iBahia; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação
Agenda Cultural