Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Obras taxidermistas propõem reflexão sobre a paz

O artista Lucas Kruschewsky, que mostrou peças na Praça Ana Lúcia Magalhães, aborda em sua criação diferentes temas do cotidiano em conflito com a paz

• 02/06/2014 às 10:03 • Atualizada em 29/08/2022 às 1:56 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Copa, política, fome, guerra, religiosidade e mídia… Todos esses temas são confrontados pela obra questionadora do artista plástico Lucas Kruschewsky. Seu ponto de partida para a abordagem é o conflito existente, hoje em dia, com todas essas questões e a paz. Para chamar a atenção das pessoas para isso, ele aproveitou a tarde do domingo e levou suas obras de arte para a Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba, onde exibiu algumas de suas criações. Inicialmente, manteve-as cobertas por um pano preto e, logo depois, descortinou uma por uma, com o objetivo de observar a reação das pessoas. À exposição a céu aberto deu o nome de 'Conflitos da Paz'.

As peças são provocativas. Mesclam arte contemporânea com taxidermia, conhecida popularmente como a arte de empalhar animais. Kruschewsky sempre teve um contato muito próximo com os animais, fato que o levou a se interessar pela taxidermia, desde 1998, quando apresentou, pela primeira vez, o seu trabalho em praça pública. "Quero aproveitar o espaço público para divulgar a minha arte sem fins comerciais", afirma o artista. Para ele, a arte levada às ruas pode causar um impacto muito maior do que se limita às paredes de um museu.

A professora de Educação Física Taise Sarraf afirmou que a exposição provocou uma forte impressão. "A imagem me provocou um sentimento de que as coisas precisam mudar." disse. De fato, as obras criadas por ele causa mesmo impacto. A pomba, símbolo universal que representa calma, tranquilidade e paz, aparece em várias situações distintas: presa dentro de uma TV, de asas abertas diante de um tanque de guerra, em um ninho de arame cheio de granadas, agonizando no hemisfério direito do Congresso Nacional, como se estive em uma UTI, e até em uma cruz.

As obras são intrigantes e surpreenderam o público que fez uma reflexão sobre o tema. “Ele traduziu o meu sentimento de indignação com a sociedade” disse a massoterapeuta Luzia Saraiva, que já conhecia o trabalho do artista, ao se deparar com imagem da pomba agonizando, exposta na praça.

Leia também
Fotógrafo albanês surpreende com fotos inusitadas da lua; veja galeria
Exposição em homenagem a Regina Duarte chega a Salvador

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador