Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

Ogum será o orixá regente em 2013, segundo o Candomblé

Segundo a previsão da ialorixá Iara de Oxum, o ano será de vários conflitos sociais. Na política, ACM Neto irá superar muitos problemas

• 30/12/2012 às 7:30 • Atualizada em 28/08/2022 às 6:11 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Em 2013 o ano será regido por Ogum. O orixá guerreiro divide o próximo ano com Nanã. Segundo a previsão da ialorixá Iara de Oxum, da associação Pássaro das Águas, o ano será muito quente e de bastantes conflitos sociais. Considerado como orixá do caminho, Ogum receberá a ajuda da dona da vida e da morte, Nanã. "Este será um ano de muitas confusões relacionadas às drogas com menores e policiais, além de muitas mortes", alertou a mãe de santo. Segundo a Iara de Oxum, a situação social não irá melhorar em nada no próximo ano por Nanã além de trazer o prazer da vida, também trazer a tristeza da morte. Para Iara, a maior parte dos problemas são de responsabilidade do 'homem'. "Se o homem não se conscientizar de que a transformação está acontecendo, a tendência é piorar. Precisamos buscar a nossa fé", alertou. Ogum - é o temível guerreiro, violento e implacável, deus do ferro, da metalurgia e da tecnologia Dia: Terça-Feira Cores: Azul-marinho Símbolos: Bigorna, Faca, Pá, Enxada e outras ferramentas Elementos: Terra (florestas e estradas) e Fogo Domínios: Guerra, Progresso, Conquista e Metalurgia Saudação: Ògúm ieé!! Nanã - a deusa dos mistérios, é uma divindade de origem simultânea à criação do mundo.
Dia: Terça-feira Cores: Lilás Símbolo: Bastão de hastes de palmeira (Ibiri) Elemento: Terra, Água, Lodo Domínios: Vida e Morte, Saúde e Maternidade Saudação: Salubá! PolíticaPara a mãe de santo, o futuro prefeito de Salvador, ACM Neto, trará luz de volta para a cidade. "ACM é filho de Ogum e podemos contar com a presença firme de um guerreira do orixá que vai organizar a nossa cidade", afirma Iara. Devido ao orixá do ano ser da guerra, o prefeito deverá enfrentar muitos problemas mas que serão superados. "O nosso futuro prefeito tem pulso e vai fazer o melhor para minimizar os problemas da capital. Para isso ele contará com total ajuda do orixá", disse a ialorixá. Já em relação a João Henrique, o caminho pode ser ainda mais conturbado. "Ele (João Henrique) ainda vai passar por muitas dificuldades, que poderão gerar total insucesso", alerta. SimpatiaPara quem segue as simpatias e deseja dar boas vindas aos orixás, pode seguir algumas orientações. Segundo Iara, quem pretende pedir glórias a Ogum, deverá assar ou cozinhar um iame sem cascas, colocar um pouco de mel dentro e deixar entre uma região de mato e estrada junto à uma folha de banana ou de mamona. Confira as simpatias para entrar 2013 com o pé direito CoresA superstição com as cores é a mais famosa entre todas. Para quem acredita, é bom seguir as cores dos orixás que irão reger o ano de 2013. A cor que irá prevalecer será o azul marinho que é de Ogum, mas também terá grande influência do lilás que é a cor de Nanã. Seguindo a superstição, a mãe de santo dá uma dica para acalmar o ano que está por vim. "Pedindo paz, eu aconselho que as pessoas vistam mais branco", enfatizou Iara. CaminhadaNo dia 03 de fevereiro, acontece a 4ª Caminhada da Pedra de Xangô. Como todos os anos, será dedicada aos pedidos de paz e tranquilidade. A saída está prevista para às 7h30 do campo da Pronac em Cajazeiras X até à Pedra.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia