Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Palacete homenageia Mario Cravo Jr. com programação de seminários

Documentário e inauguração de sala contemporânea integram programação, de 18 a 20 de julho

• 10/07/2013 às 20:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 17:41 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Palacete das Artes promove seminário sobre a Arte Moderna Brasileira e Baiana, em homenagem aos 90 anos de Mário Cravo Jr.
O Palacete das Artes, em homenagem aos 90 anos do artista plástico Mario Cravo Jr., promove, de 18 a 20 de julho, o seminário 'A Arte Moderna Brasileira e Baiana'. O encontro, que vai reunir diversos especialistas, artistas plásticos e interessados, pretende discutir e ampliar os estudos do modernismo na obra de Mário Cravo e nas artes plásticas baianas. Veja também: Lista as principais exposições para visitar em Salvador Durante a abertura do evento, às 19h, com presença confirmada do governador Jaques Wagner, haverá a inauguração de placa, confeccionada pelo artista Luiz Tourinho, que registrará o nome da Sala de Arte Contemporânea do Palacete das Artes como Sala de Arte Contemporânea Mario Cravo Jr., além do lançamento do documentário 'Mario Cravo Esculturas'. O vídeo, lançado pelo Palacete, traça em pouco mais de treze minutos a trajetória de um dos maiores artistas brasileiros. Além da narração de Cravo, traz relatos da vida e obra do escultor, abordados pelo diretor do Palacete, Murilo Ribeiro, também curador da exposição 'Mário Cravo Jr. Esculturas'. "Considero coerente na obra de Mário a inquietude. Ele é uma figura singular, forte, ágil, experimentador, irreverente, mágico, generoso, além de um mestre afetuoso. Catalisador do modernismo na Bahia é artista sem tempo e sempre um artista do seu tempo", define Ribeiro.
"Fico muito sensibilizado com esta homenagem, em nome de toda minha geração de artistas" (Mario Cravo Jr.)
Na sequência da programação, duas mesas redondas, dias 19 e 20, irão abordar desde a Semana de Arte Moderna de 22, passando pelo contexto histórico do Modernismo na Bahia, suas transformações socioeconômicas e suas mudanças políticas. Na sexta-feira, a partir das 18h30, falarão o secretário de planejamento do Estado, José Sérgio Gabrielli e o cientista político Paulo Fábio Dantas Neto, com mediação da professora Juciara Maria Nogueira (Ufba). Já na manhã do sábado (20), às 9h30, a pauta central será o Modernismo nas Artes, com o artista plástico Almandrade (FGM) e os professores da Ufba, Mariely Cabral de Santana e José Antônio Saja (mediador). O artista Mario Cravo Jr. é considerado o maior expoente do movimento de arte moderna da Bahia dos anos 40 e 50, e um dos mais importantes artistas da nossa terra. Escultor reconhecido internacionalmente, do mesmo modo que seus contemporâneos Carybé e Jorge Amado, imprimiu em sua obra a essência do povo, suas tradições e crenças, seus costumes e mitos. Para o artista, a homenagem com a Sala Contemporânea representa um novo marco para a capital baiana. "Fico muito sensibilizado com esta homenagem, em nome de toda minha geração de artistas. Ganhará com isso a cidade, cuja cultura terá uma construção mais dinâmica e atrativa para seus moradores e visitantes. Apesar disso, acredito que o poder público ainda deve uma homenagem a Carybé, o mais baiano dos artistas". Inscrições A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo telefone (71) 3117-6998 ou pelo e-mail [email protected], até o dia 16 de julho. Paralelo à programação, o público ainda pode conferir a exposição 'Mario Cravo Jr. Esculturas', que permanece no Palacete até o dia 1° de setembro. A mostra é composta por 58 peças, e tem a curadoria de Murilo Ribeiro, em parceria com o artista e sua assessoria. Programação do Seminário Dia 18 de julho, às 19h Homenagem ao artista - Sala de Arte Contemporânea Mario Cravo Jr. Lançamento do vídeo documentário “Mário Cravo esculturas” Coquetel Dia 19 de julho, das 18h30 às 21h Seminário O Movimento Modernista no Brasil e na Bahia A Arte Moderna Brasileira e o contexto histórico do Modernismo na Bahia Transformações socioeconômicas - José Sérgio Gabrielli (Seplan) Mudanças Políticas - Paulo Fábio Dantas Neto (Ufba) Mediadora - Juciara Maria Nogueira (Ufba) Dia 20 de julho, das 9h30 às 12h Tema Central: O Modernismo nas Artes Chico Liberato (artista plástico e cineasta) Almandrade (artista plástico, poeta e arquiteto) Mediador: José Antônio Saja (Ufba)

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento