Copa 2014

Publicada em 05/01/2014 às 00h54. Atualizada em 11/03/2014 às 11h06

Passo a passo: como comprar ingressos para Copa do Mundo de 2014


Saiba como garantir sua entrada nos jogos do Mundial, veja tabela de preços e tire dúvidas ao ler este guia


Redação iBahia
(esportes@portalibahia.com.br)
publicidade



O que é preciso para solicitar ingressos?
Antes de fazer sua solicitação, você precisa ter em mãos todos os seus detalhes pessoais e os de seus convidados, incluindo o número do passaporte, do RG ou do CPF e seu cartão de crédito, como Visa.

Onde solicitar ingressos?
As solicitações somente podem ser feitas no site da Fifa ou nos Centros de Venda de Ingressos da Fifa, que serão abertos nas cidades-sede brasileiras próximo ao início da Copa do Mundo de 2014. Para fazer uma solicitação on-line, você precisa se cadastrar no site da Fifa e registrar seus dados pessoais antes de escolher os ingressos que você gostaria de solicitar, e então fornecer os seus dados de pagamento.

Quando os ingressos poderão ser solicitados?
A Fifa aceitará solicitações de ingressos para a Copa do Mundo em três fases de venda.




Primeira fase de venda no site da Fifa - FINALIZADA!
A primeira fase de inscrições para o sorteio de ingressos vai de 20 de agosto a 10 de outubro de 2013. Você não precisa ter pressa para fazer sua inscrição, porque as chances de sucesso são as mesmas para quem se registrar no início ou no fim desse período. Entre os dias 29 de outubro e 10 de novembro, será realizada uma loteria para selecionar as solicitações que serão atendidas. Os solicitantes que tiverem suas solicitações selecionadas serão informados pela Fifa durante esse período. Se o seu pedido for selecionado, o valor correspondente ao preço dos ingressos solicitados será cobrado do cartão indicado para pagamento. Você também receberá um aviso nesse período no caso de o seu pedido não ter sido selecionado. Depois da loteria, haverá uma fase de venda por ordem de chegada entre 11 e 28 de novembro. Durante esse período, você saberá imediatamente se teve êxito ou não na sua solicitação (observação: a mudança de datas de sorteio e do início da segunda fase de vendas se deu para que a Caixa Econômica Federal possa auditar o procedimento).

Segunda fase de venda no site da Fifa - EM ANDAMENTO!
Após o sorteio de grupos da Copa do Mundo de 2014, que vai acontecer na Bahia, em dezembro, quando as 32 seleções classificadas conhecerão seus adversários na primeira fase da competição, um segundo período de solicitação para participar de um novo sorteio irá de 8 de dezembro a 30 de janeiro de 2014. A segunda loteria de ingressos será realizada entre 31 de janeiro e 25 de fevereiro, e a Fifa notificará todos os solicitantes que sejam ou não selecionados durante esse período. Depois da loteria, haverá uma nova fase de venda por ordem de chegada entre os dias 12 de fevereiro e 1º de abril de 2014. Você saberá imediatamente se teve êxito ou não na sua solicitação.

Fase de venda de última hora: no site da Fifa e nos Centros de Ingressos
A terceira fase de solicitação é apenas por ordem de chegada e vai de 15 de abril até o dia da final da Copa do Mundo, em 13 de junho. Os ingressos podem ser solicitados no site da Fifa ou nos Centros de Venda de Ingressos da Fifa localizados nas 12 cidades-sede brasileiras. Detalhes sobre os centros serão publicados no site da Fifa no momento oportuno. Você saberá imediatamente se teve êxito ou não na sua solicitação.

Quais tipos de ingresso é possível solicitar?
Você pode solicitar no máximo quatro ingressos por domicílio de uma mesma categoria ao mesmo tempo por jogo. Você pode solicitar ingressos para no máximo sete partidas por domicílio, desde que elas não ocorram no mesmo dia. Informamos que você não poderá escolher assentos específicos. Você só terá a chance de se sentar próximo aos seus amigos e familiares se todos fizerem parte da mesma solicitação. A Fifa se esforçará ao máximo para garantir que vocês possam se sentar lado a lado ou um na frente do outro, ou ainda em duas fileiras consecutivas.

Categorias de preços
CATEGORIA 1 - É a de preço mais elevado, localizada naquelas que a Fifa denomina como áreas nobres do estádio, em todas as partes dos camarotes principais em ambos os lados do campo. As posições dos assentos nesta categoria variarão em sua proximidade ao campo e entre áreas centrais e os cantos da arquibancada principal.

CATEGORIA 2 - É a segunda mais cara, a um custo inferior em relação aos setores denominados pela Fifa de áreas nobres do estádio. Os assentos dessa categoria geralmente estão localizados entre as arquibancadas centrais e as arquibancadas situadas atrás do gol.

CATEGORIA 3 - É a terceira mais cara, a um custo inferior em relação aos setores denominados pela Fifa de áreas nobres do estádio e aos setores da categoria 2. Os assentos dessa categoria geralmente estão localizados atrás dos gols.

CATEGORIA 4 - Tem o preço mais acessível e é exclusiva para pessoas que residem no Brasil. É provável que seu assento seja atrás do gol e geralmente nos setores mais altos do estádio.

Meia-entrada para CATEGORIA 4
Está disponível para pessoas que residem no Brasil e tenham 60 anos ou mais no dia da final da Copa do Mundo, ou sejam estudantes ou beneficiários do programa Bolsa Família. Os residentes no Brasil com 60 anos oi mais também podem solicitar meia-entrada em todas as outras categorias.

Ingressos para pessoas com deficiência
Estão disponíveis ao mesmo preço dos ingresso da categoria 3. Todo solicitante de ingresso para pessoas com deficiência pode pedir um bilhete complementar para um acompanhante. Informamos que crianças de todas as idades precisam de ingresso para entrar nos estádios. O número de ingressos e a localização dos assentos de cada categoria podem variar de um jogo a outro.

Ingresso por partida
Esse tipo de bilhete é válido apenas para uma partida específica durante a competição, como um jogo da fase de grupos entre sua seleção favorita e um de seus adversários ou um duelo da fase de mata-mata (ver tabela abaixo).



Ingresso para seguir uma Seleção específica (Team Specific Ticket)
Esse é o pacote de ingressos para quem quer seguir uma seleção. Ele é válido para no mínimo três e no máximo sete partidas específicas envolvendo sua seleção favorita à medida que ela avança na competição. Se sua seleção for eliminada na fase de grupos e seu ingresso cobrir mais do que três jogos, você passará a seguir o vencedor do respectivo grupo. Se essa seleção for eliminada na fase seguinte e seu ingresso cobrir mais do que quatro jogos, ele continuará válido para a partida que o adversário da sua seleção disputar, e assim por diante. Se a sua seleção for sorteada para fazer o jogo de abertura contra o Brasil, uma taxa adicional incidirá sobre seu ingresso de forma a refletir o custo mais elevado que implica assistir à prestigiada primeira partida e à cerimônia de abertura da competição. Ingressos para a final estão incluídos apenas no pacote de sete jogos (TST 7). Você pode solicitar esses ingresso agora, mesmo que sua seleção ainda não esteja classificada para a Copa do Mundo. Caso sua seleção não se classifique para a Copa, o valor pago será reembolsado, descontando-se uma taxa de administração de R$ 20. Ou você pode esperar sua seleção se classificar antes de solicitar os ingressos em um dos sorteios ou nos períodos de venda por ordem de chegada (ver tabela abaixo).



Ingresso para jogos em uma sede (Venue Series Ticket)
Se você está baseado em uma cidade-sede ou gostaria de assistir aos jogos em uma delas, esse é o ingresso ideal para você desfrutar a Copa do Mundo. Com ele, você terá acesso às partidas disputadas em um único estado. Mas saiba que os chamados "Venue Series Ticket" (VST) não incluem ingressos para a partida de abertura, para nenhum jogo das quartas-de-final, das semifinais ou para a final (ver tabela abaixo).



Quando e como retirar ingressos?
Você pode retirar seus ingresso em um dos Centros de Ingressos da Fifa localizados nas cidades-sede brasileiras ou pode optar por receber seu pedido por correio. A Fifa deixa claro que certos ingressos não podem ser entregues. Por exemplo, caso você tenha solicitado um ingresso com desconto ou para pessoas com deficiência, você deve retirá-lo em um Centro de Ingressos da Fifa com o comprovante da sua condição ou nomear um representante por meio de uma procuração para pegar seus ingressos.

É possível revender ingressos?
Você não poderá vender, oferecer para venda, revender, leiloar, doar, atuar como agente comercial para um terceiro ou mesmo transferir o seu ingresso de modo algum sem o específico consentimento prévio por escrito da Fifa. No entanto, para contemplar situações específicas que possam surgir, a Fifa criará uma plataforma oficial de ingressos e revenda no site da própria entidade. Isso significa que os ingressos só poderão estar disponíveis para ser revendidos através da plataforma oficial de revenda do site da Fifa, que será lançado em 2014.

É possível alterar o nome dos portadores dos ingressos?
O solicitante principal de um pedido de ingressos não pode transferir ou alterar o nome do próprio ingresso. Em todos os outros ingressos do pedido, é possível fazer alteração de nome com o consentimento da Fifa na plataforma de transferência que será lançada em 2014 no site da entidade. Os pedidos de transferência serão considerados de acordo com a Política de Transferência e Revenda de Ingressos encontrada no site da Fifa. Não há cobrança de taxa por esse serviço.

Leia mais
Torcedor que desistir de ingresso da Copa vai pagar taxa à Fifa





Tags: Copa do Mundo, Copa 2014, Ingressos, Passo a passo, Compra, Venda, Preços, Tabelas, Mundial no Brasil
{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do Portal iBahia; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação
Agenda Cultural