Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > literatura
Whatsapp Whatsapp
LITERATURA

Personagens das canções de Dorival Caymmi são temas de livro

Obra vai ser lançada nesta quinta-feira (3) às 18h30 no Espaço Cultural da Barroquinha, na Praça Castro Alves

• 03/12/2015 às 14:15 • Atualizada em 28/08/2022 às 16:47 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Nesta quinta-feira acontece o lançamento do livro 'Caymmianos: Personagens das Canções de Dorival Caymmi', que homenageia o compositor. A publicação da Editora da Universidade do Estado da Bahia (Eduneb) tem patrocínio da Braskem. Durante o evento, que ocorre no Espaço Cultural da Barroquinha, na Praça Castro Alves, a partir das 18h30, vai ser realizado um bate-papo com o autor do livro, seguido de sessão de autógrafos e de um pocket show com os músicos Cláudia Cunha e Carlos Barros, que vão interpretar canções do cantor e compositor baiano que inspiraram o livro.
Foto: Reprodução
Em 200 páginas, o livro ressalta os personagens das canções de Caymmi, conhecidas justamente pela referência a pescadores, baianas, orixás, mulheres sambadeiras, entre outros. Caymmianos é fruto de cinco anos de pesquisas do autor. A primeira fase teve inicio em 2010, com a participação de bolsistas e foi de coleta de informações em livros, jornais e revistas, que resultou em um banco de dados não somente sobre Dorival Caymmi, mas sobre a música negra produzida na Bahia.
“A partir dessas informações sobre relações etnorraciais, de gênero, culturais e sociais no período em que Caymmi viveu em Salvador, ou mesmo histórias antigas contadas a ele, escrevi os perfis dos personagens”, explica Marielson que levou dois anos para concluir a obra.
O livro traça dez perfis de personagens variados com base em uma recorrência de figuras mais ou menos conhecidas na obra de Dorival Caymmi. Além de personagens originais, inspirados em homens e mulheres reais, como João Valentão e Mãe Menininha do Gantois, tem também Gabriela e Tereza Batista, personagens de ficção de Jorge Amado, mas foram recriados por Caymmi para trilhas sonoras de minisséries e novelas adaptadas de romances do escritor e amigo.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM LITERATURA :

Ver mais em Literatura