Salvador

Publicada em 27/11/2013 às 15h20. Atualizada em 27/11/2013 às 19h39

Prefeitura anuncia mudanças para o Carnaval de 2014


Além da mudança já anunciada do circuito Osmar, a folia ganhará novos espaços para de diversão popular


Redação iBahia
(redacao@portalibahia.com.br)
publicidade

O prefeito ACM Neto e o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), Guilherme Bellintani, anunciaram no início da tarde desta quarta-feira (27), as mudanças que acontecerão no carnaval de Salvador. De acordo com Neto, o novo projeto começou a ser discutido na quarta-feira de cinzas e promete ser um novo momento econômico para o Carnaval de Salvador. "Desenvolvemos um novo projeto para o Carnaval de Salvador que tem a cara do nosso governo e acima de tudo, a cara da cidade. Já trabalhei com eventos e sei que quem faz a festa é o povo e como queremos dar longevidade a festa, decidimos uma série de mudanças que vão melhorar o carnaval da cidade", explicou.

Veja também
Confira a entrevista com o ator Jorge Washington do Bando de Teatro Olodum

Segundo Neto, a principal mudança acontecerá no circuito Osmar (Campo Grande), que terá a Rua Carlos Gomes eliminada do trajeto. "A decisão de tirar a Carlos Gomes do circuito é para ampliar o momento de lazer do folião. O local será transformado em um grande centro alternativo de lazer, junto com uma praça de alimentação", explicou o prefeito. Com a mudança, o circuito Osmar passará a ter 4km e os desfiles devem durar cerca de cinco horas. Os blocos vão fazer a armação do Largo dos Aflitos até o Passeio Público, começando o desfile nas imediações do Hotel Sheraton da Bahia. As apresentações serão encerradas na Praça Castro Alves, onde acontece o show de encerramento e a dispersão dos blocos.

Principal mudança do carnaval irá ocorrer no circuito Osmar


Além disso, no domingo, segunda e terça de Carnaval, das 18h às 22h, o local se transformará em uma grande passarela que dará lugar aos desfiles do Afródromo. O Teatro Castro Alves também ganhará uma visibilidade maior neste carnaval com a extinção da passarela que ficava na frente do local. "O local será uma grande praça de participação popular e as emissoras de televisão que ocupavam o espaço  ficarão espalhadas ao longo do circuito", revelou.


Sobre o tema 'É Diferente, É Carnaval de Salvador', o secretário Bellintani explicou que é uma homenagem aos 40 anos dos blocos afros baianos. "Queremos ressaltar a importância do bloco afro para o carnaval de Salvador e dar mais visibilidade ao tema. Vamos tirar os galhardetes com as marcas dos patrocinadores para dar lugar aos emblemas desenvolvidos para a festa".

Segundo a Prefeitura, haverá número ilimitado de cadastramento de ambulantes, os quais vão receber equipamentos padronizados para o ordenamento da atividade nos circuitos gratuitamente. A atuação daqueles que não forem cadastrados não será permitida, os quais serão facilmente reconhecidos pelas fiscalizações, uma vez que não terão os equipamentos.

Em relação aos banheiros, a Prefeitura anunciou que serão implantados mais banheiros públicos em containers, com ar condicionado e ligados à rede de água e esgoto. Neste ano, foram implantados 2 mil banheiros químicos e apenas 17 containers (cada container contém 10 banheiros, ou seja, foram 170 banheiros). Já em 2014, serão mantidos os mesmos 2 mil banheiros químicos, sendo que serão 200 em containers (ou seja, ao todo, serão 4 mil banheiros). Segundo Bellintani, o número é o limite comportado pela rede de esgoto.

Quanto ao Carnaval nos bairros, a Prefeitura informou que o orçamento foi duplicado e que a festa acontecerá na Liberdade, em Plataforma, Periperi, Cajazeiras, Itapuã, Piatã e Boca do Rio.

 

Outros espaços
Além dos tradicionais circuitos, Bellintani também revelou a criação de novos espaço como a Vila da Diversidade, ala LGBT que ficará no largo Dois de Julho; A Vila Infantil, com uma programação infantil no passeio público e a Vila da Inclusão, na praça da Piedade, espaço exclusivo para pessoas com deficiência.

Folião Pipoca
No ano que vem, ações que deram certo nas edições anteriores serão fortalecidas, como os projetos especiais sem cordas para o folião pipoca. No Circuito Osmar, as participações de Saulo, Chiclete com Banana e Daniela Mercury já estão garantidas, segundo a Prefeitura.

Também foi criado o Movimento Furdunço, que vai acontecer na sexta (28) e sábado (1º) no Campo Grande, e na segunda-feira (3) na Barra, e visa potencializar a participação popular, com desfiles de trios sem cordas nos circuitos Dodô (Barra) e Osmar. Já estão com apresentações confirmadas Baiana System, OSBA, Orquestra Rumpilezz, Stomp, Neojibá, Palhaços do Rio Vermelho e Grande Banda Salvador com Fred Dantas, além de fanfarras e homenagens aos blocos do Jacu e Barão.

Trânsito
Em entrevista ao iBahia, Neto revelou que alguns detalhes da festa ainda não foram definidos, como a criação de estacionamentos alternativos para o folião. "Ainda teremos algumas reuniões para tratar do assunto, mas a ideia principal é fazermos como na Copa das Confederações, onde o folião poderá deixar seus carros em estacionamentos espalhados pela cidade e ônibus o deixarão em pontos estratégicos nos dois circuitos".





Tags: Mudanças, Carnaval 2014, Prefeitura, Salvador, ACM Neto, Bellintani
{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação
Agenda Cultural