Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Que tal abastecer seu carro com água do mar?

Cientistas da Universidade de Wollongong, na Austrália, desenvolveram uma nova maneira de transformar água do mar em hidrogênio, uma fonte de combustível sustentável, limpa e ilimitada. Segundo este método, cinco litros de água do mar produziriam hidrogênio suficiente para abastecer uma casa de tamanho médio e um carro elétrico por um dia.

• 17/06/2013 às 9:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 1:35 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

agua-ecod.jpg
Água do mar, recurso renovável, pode produzir hidrogênio combustível
Foto: akk_rus

Cinco litros da água do mar são suficientes para abastecer uma casa de tamanho médio e um carro elétrico por dia. A afirmação parece inimaginável, não é mesmo? Mas cientistas da Universidade de Wollongong, na Austrália, desenvolveram uma nova maneira de transformar água do mar em hidrogênio, uma fonte de combustível sustentável, limpa e ilimitada.

A equipe de pesquisa do Centro de Ciências de Materiais Elétricos desenvolveu um catalisador que, com ajuda da luz, ativa a oxidação da água, o primeiro passo para a separação da água do mar para produzir hidrogênio combustível.

catalisador-ecod.jpg
A equipe comandada pelo pesquisador Jun Chen (ao centro), com o catalisador
Foto: Divulgação

Uma das principais limitações das tecnologias atuais é que o processo de oxidação demanda mais energia de entrada do que realmente produz de combustível. A utilização de água do mar abundante tem ainda outro inconveniente como subproduto: o gás cloro venenoso.

A meta é produzir uma quantidade maior possível de hidrogênio com um consumo menor de eletricidade.

Mas a equipe liderada pelos professorres Ju Chen e Gerry Swiegers produziu uma clorofila artificial em um filme plástico condutor que atua como um catalisador para iniciar a separação da água. A meta é produzir uma quantidade maior possível de hidrogênio com um consumo menor de eletricidade.

Descobertas e tecnologias

O polímero flexível permitiria uma ampla gama de aplicações. "O sistema que criamos, incluindo os materiais, nos dá a oportunidade de projetar vários dispositivos e aplicações que utilizam a água do mar como fonte de produção de energia", explicou o professor Ju Chen à revista Chemical Science. "A natureza flexível do material também proporciona a possibilidade de construir dispositivos portáteis produtores de hidrogênio."

Gordon Wallace, outro pesquisador concordou com o colega: "No mundo de hoje a descoberta de materiais de alto desempenho não é suficiente. Isso deve ser conjugada com a fabricação inovadora para fornecer dispositivos de alto desempenho prático e este trabalho é um excelente exemplo disso".

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade