Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Saiba quais são os alimentos mais pobres em nutrientes

Além de não ajudar, eles atrapalham e podem ser prejudiciais á saúde

• 22/08/2014 às 9:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 17:54 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Comida é diferente de alimento. É o que acredita a nutricionista Luciana Harfenist, que brinca na hora de ensinar a diferença. "Se não consegue desenhar o ingrediente, não coma. Se não dá em arvore, não tem pai, nem mãe, não coma", diz, em entrevista ao GNT.
Alguns alimentos, por serem muito calóricos e pobres em nutrientes, acabam atrapalhando a dieta. São esses os que a nutricionista classifica apenas como 'comida'. Para saber identificar alguns desses 'vilões' da alimentação saudável, confira a lista com os cinco alimentos mais pobres em nutrientes e mantenha-os afastados do seu cardápio:
Achocolatado
O achocolatado pronto, geralmente vendido em caixinhas, é um exagero de açúcar. Muitos ostentam uma grande variedade de vitaminas na caixinha, ms, segundo Luciana, elas não fazem muita diferença. "Basicamente, o achocolatado é rico em açúcar e só. Para não ficar tão 'feio', a indústria inclui vitaminas na composição", desvenda.
Macarrão instantâneo
Quando você compra o produto, ele já está frito e com uma dose de gordura. Além disso, sua composição inclui apenas farinha, mais gordura e conservantes. "Não tem valor nutriciona nenhum", diz a especialista.
Margarina
"É gordura hidrogenada pura e nosso organismo não reconhece essa gordura", explica Luciana. Segundo a nutricionista, a margarina possui gordura trans, reduz o nível de colesterol bom no sangue e aumenta o colesterol ruim. Para a especialista, o melhor é optar pela manteiga, que é rica em vitaminas A, D e E e em cálcio.
Salsicha
Além de não ter nenhum nutriente, a salsicha faz mal à saúde. Um dos ingredientes, o realçador de sabor, estimula hiperatividade em crianças e enxaqueca.
Tapioca
Ela tem sido usada como uma alternativa ao glúten, mas, nutricionalmente, ela não é melhor do que as outras farinhas. Por ser feita com fécula de polvilho e água, a tapioca é rica em carboidratos e não tem fibras.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia