Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > dia das mães
Whatsapp Whatsapp
DIA DAS MÃES

Um dia com hora a mais, o presente dos sonhos de toda mãe

Especialista em administração de tempo faz reflexões sobre a rotina das mães e dá dicas de melhoria no gerenciamento do tempo

• 07/05/2012 às 0:00 • Atualizada em 29/08/2022 às 7:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Não é nada fácil a rotina de uma mãe. Acordar cedo, arrumar os filhos para a escola, fazê-los tomar o café da manhã, ir para o trabalho, atender clientes, entregar relatórios, ou ficar em casa administrando tudo aquilo que filhos e maridos deixaram para trás... é mesmo uma maratona. A mulher, em geral, detém um número maior que o homem de papéis relacionados a áreas importantes da vida. Essa pode ser uma das explicações de porque as mulheres têm tantas tarefas urgentes para administrar e porque são mais estressadas e nervosas no dia a dia. Quando surgem os problemas, é a mulher que acaba tendo que resolver quase todos os contratempos. Sem dúvida que de todos os papéis desempenhados pela mulher, o principal é o de mãe. A maternidade é uma experiência inigualável e que os homens nunca conseguirão entender em sua plenitude. Mas o que preocupa grande parte das mulheres é a falta de horas a mais no dia para conciliar todas essas atividades e poder realizá-las de maneira mais tranquila.
"É preciso reduzir as atividades circunstanciais, que trazem nenhum tipo de resultado".
Como boa parte das pessoas, o problema não está na falta de tempo, mas no uso que você faz dele. Um dia tem e sempre terá as mesmas 24 horas, por isso é preciso reduzir as atividades circunstanciais, que trazem nenhum tipo de resultado para sua vida – como reuniões desnecessárias, spams, ligações telefônicas sem sentido etc, e focar no que realmente é importante.Aproveitando a oportunidade, separei algumas dicas simples e práticas, que podem ajudar as mulheres a cuidar melhor de seu tempo e quem sabe ganhar de presente pelo menos a sensação de um dia com horas a mais:1 – Entenda suas urgências para evitá-lasComo as mulheres têm mais urgências diárias, é preciso que você utilize esse índice a seu favor, para diminuí-lo. Entenda o porquê a urgência aconteceu. Entenda o que poderia ser feito para evitá-la em uma próxima oportunidade. Aprenda com essa urgência e antecipe futuros problemas. Isso irá reduzir em muito o seu tempo apagando incêndios. 2 – Delegue tarefas aos seus familiaresVocê tem pessoas que moram com você e que também são responsáveis pela casa e seus problemas. Estipule regras e responsabilidades claras. Quando algo acontecer, não se sinta culpada por tudo. Delegue para as outras pessoas também, principalmente aos maridos, pois eles precisam ser pais. 3 – Coloque um hobby na sua vidaTodo mundo precisa ter uma válvula de escape no dia a dia, por isso encontre algo que você gosta de fazer e comece a colocar na sua agenda. Pode ser academia, yoga, natação, ouvir música, pintar, dançar, etc. Não importa a atividade, o que importa é que não pode ser obrigação, tem de ser diversão! 4 – Utilize um sistema de PastasNão guarde seus documentos jogados de qualquer jeito. Crie pastas com assuntos específicos: Carro, IR, Bancos, Contas a Pagar, Contas a Receber, Imóvel, Faculdade, etc. Coloque a papelada na pasta correspondente e sempre terá facilmente a mão tudo que precisar. 5 – Transforme seus filhos (ou familiares) em aliados da produtividadeOrganize antecipadamente as tarefas da semana com as crianças. Imprima um quadro com todos os itens que devem ser feitos dia a dia, estimule as crianças a “tickarem” o quadro quando algo for concluído. Isso acabará se transformando em uma brincadeira divertida e ao mesmo tempo criará hábitos de organização nas crianças e mais tempo para você! 6 – Organize seus acessóriosCompre uma pequena caixa com divisões para seus acessórios. Coloque em cada divisão um item específico: anéis, brincos, colares, gargantilhas, etc. Faça o mesmo procedimento para sua maquiagem. Na hora de se arrumar, a organização vai te facilitar a localizar seus itens e economizar algum tempo.
Christian Barbosa sugere organização de tarefas para aumento de produtividade
E a última e talvez a mais importante dica que gostaria de deixar é ter tempo de qualidade para a pessoa mais importante de sua vida: você. Pode parecer simples, mas a coisa mais fácil de acontecer é ter uma agenda cheia de demandas para serem feitas e, neste caso, a primeira pessoa a ser retirada da agenda é você. Isso acontece muito com as mães. Os filhos, marido, pais, chefes, todos vêm sempre em primeiro lugar.Saiba que sem tempo para si mesma, você perde energia, vitalidade, vontade de executar suas ações diárias, fica mais cansada e sem pique. Atividades simples começam a demorar muito mais e fazem você perder ainda mais tempo. Coloque-se na agenda, pelo menos uma vez por semana. Institua essa boa prática e veja os benefícios. Pode ser uma simples quick-massage na hora do almoço a algum hobby que você ame praticar, mas faça sempre algo por você.*Essas reflexões são de Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade. Com larga experiência em análise do assunto, ele é fundador da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo. Ele, que ministra treinamentos e palestras para as maiores empresas do país e da Fortune 100, é autor dos livros “A Tríade do Tempo”, “Você, Dona do Seu Tempo” e “Estou em Reunião”. Além disso, é co-autor do “Mais Tempo, Mais Dinheiro”.Mais dicas em www.triadps.com.br e www.maistempo.com.br.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM DIA DAS MÃES :

Ver mais em Dia das Mães