Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Uma Dubai que vai além do dinheiro, consumo e ostentação

Um dos maiores símbolos de luxo do mundo tem ponto de ônibus climatizado e esqui na neve no meio do deserto. Welcome Dubai.

• 07/09/2014 às 11:00 • Atualizada em 30/08/2022 às 18:51 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
"Foi incrível ver neve no meio do deserto, - um lugar onde a temperatura chega a 40 graus". O entusiasmo da arquiteta Isabella Pozzetti traduz os fascínios de uma das cidades mais luxuosas do mundo. Localizada nos Emirados Árabes Unidos, a capital do impossível é uma experiência para ser vista de todos ângulos e promete desafiar o senso comum.
A excêntrica e imponente Dubai é um destino, - de experiências de luxo, exclusividade e sofisticação, que vai além do dinheiro, consumo e ostentação. Para quem entende o que é luxo, observará em Dubai, que chique mesmo é ter água em abundância em pleno deserto, andar com segurança nas ruas, uma vez que os índices de criminalidade são quase zero. O sofisticado de fato é uma cidade, que chega a 50 graus no deserto, criar uma estrutura com um bar todo feito de gelo e ambientes espalhados pela cidade onde a temperatura chega a 18 graus, como nos "pontos de ônibus". E se o visitante tiver como se hospedar em um hotel de alto padrão receberá um "bem vindo" de nada menos do que cinco recepcionistas.
Uma das excentricidades de Dubai foi a pista de esqui construída no meio do deserto
Do luxo fácil de se perceber como uma hospedagem de sete estrelas e subir no edifício mais alto do mundo e o luxo dos detalhes."Fiquei imaginando como ergueram uma cidade com toda uma infraestrutura no meio do deserto", impressiona-se Isabela. Esse também foi um dos questionamentos do engenheiro Vinícius Fiusa Moura, que morou por três meses em Dubai. "É mesmo inacreditável como um deserto pode ter virado algo tão deslumbrante e próspero".
Aqui alguns depoimentos de Isabella e Vinicius sobre uma viagem que é muito mais do que um simples turismo, mas é uma experiência exclusiva e inesquecível.
Dubai x Dubai
Vinicius - Lá a indumentária é diferente, é um país poligâmico, um lugar muito próspero que esconde e isola a pobreza.
Isabella - Na verdade existem duas Dubais: aquela que é luxuosa, prédios modernos, shoppings com as melhores marcas e toda a tecnologia disponível e a cidade que ainda vive do pequeno comércio ao longo do canal que a divide. Falo dos famosos "SOUK" (espécie de bazar), aquele comércio que é visto na maioria dos países árabes, onde os vendedores ficam empurrando as mercadorias e artesanatos para você levar. Muito parecido com algumas feiras no Brasil.
A cidade excêntrica
Vinicius - Tive o privilégio de vivenciar as grandes arquiteturas de Dubai como o Burj Khalifa, Burj Al Arab, Palm Island, Twisted High Rise, o aquário enorme do Dubai Mall, a infraestrutura de ar condicionado em todos os lugares (ponto de ônibus, metrô e shoppings) e a mistura da cultura oriental com a ocidental.
Dica de viagem: "subir no prédio mais alto do mundo, Burj Khalifa é indispensável pra quem visita Dubai"
Isabella - As mesquitas convidam os fiéis seis vezes por dia para orar, e lá é rodeado de mesquitas, ou seja seis vezes por dia você escuta o chamado. A primeira (logo no início da manhã) às 6h. A outra coisa é que os habitantes nativos de Dubai se vestem tipicamente, em todo lugar você pode reconhecê-los.
Um olhar além do turismo superficial
Isabella - O que mais me impressionou é que como as duas cidades convivem bem, a luxuosa e a tradicional mesmo havendo os contrastes. Os nativos da região respeitam os turistas e imigrantes e eles convivem bem. Apesar de vender a ideia de tanto luxo e requinte foi uma das cidades mais baratas que já fui (em comparação com Europa e Austrália). Lá, não se paga impostos, então tudo é relativamente mais barato. O free-shop foi o mais barato que estive, até agora.
Vinicius Moura diz que Dubai o fez crescer como ser humano e que pretende voltar
Vinicius - Consegui ver o lado dos grandes trabalhadores urbanos, a mão de obra pesada que vem de fora tentando a vida, assim como vemos isto na realidade brasileira de nossas imigrações interestaduais, também existe em Dubai. Uma pequena massa controla o comércio, turismo e atividade petrolífera e detêm o maior capital e a grande massa proletariada fica ilhada num bairro específico.
Voltar a Dubai
Vinicius - Pretendo voltar, pois foi uma experiência totalmente ímpar tanto pelo lado dos grandes pontos turísticos, como pelo lado da cultura. Nunca conheci um lugar tão peculiar e diferente que me proporcionou conhecer uma realidade totalmente oposta a ocidental. E isso me fez crescer ainda mais como ser humano, em tolerância, amor e respeito.
Isabella - Estou programando minha volta para 2015. Sou apaixonada pela cultura árabe, e não é fácil viajar para um lugar desse, ainda mais sozinha como eu fui, e Dubai consegue unir num mesmo lugar diversas culturas (a maioria oriental) conforto, lazer, ótimos preços, engenharia de ponta, praias (apesar de não ser a principal atração, existe uma praia no meio da cidade).

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento