Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Veja como os jovens se preparam para entrar na carreira pública

Só em Salvador, desde 2010, mais de cinco mil concursados já foram convocados e quase três mil admitidos para as áreas de saúde e educação

• 23/08/2014 às 8:14 • Atualizada em 28/08/2022 às 17:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Emprego estável com um bom salário. Quem não quer? Para quem tem esses objetivos na vida, concurso público é uma ótima alternativa. Desde 2009, já foram realizados mais de 60 processos seletivos por todo o Brasil com salários de até R$ 24.057,33. Já em Salvador, desde 2010, mais de cinco mil concursados já foram convocados e quase três mil admitidos para as áreas de saúde e educação, segundo a Secretaria Municipal de Gestão (Semge), responsável pelas provas realizados na capital.Mas não basta só a vontade. Horas e horas de estudo são aliados indispensáveis. E é dessa forma que a estudante Joyce Chialegre, 27, se prepara para passar no concurso do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia 2015 (CFO PMBA 2015). "Recentemente fiz três concursos. Mas meu maior foco é o CFO. Além da estabilidade financeira, eu gosto da área militar", afirmou.
A estudante Joyce Chialegre se prepara para concorrer à vaga no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia 2015 (CFO PMBA 2015)
Joyce trabalha em uma agência bancária até às 19:30 e mesmo com as dificuldades, diz sempre arranjar um tempinho para estudar em casa. "Tem que se dar um jeito. Eu faço cursinho pela manhã e tenho que adequar meus horários para estudar quando chego em casa", concluiu. Essa vontade de entrar na carreira pública tá no sangue da família. A irmã de Joyce, Jasmin Chialegre, 19, já fez cinco concursos e está estudando para o concurso da assessoria do governo. "Dei uma parada depois que consegui estagiar na minha área (jornalismo). Mas assim que terminar a faculdade voltarei a estudar para fazer o concurso para assessora do governo", afirmou.Metas também são essenciais para quem quer passar em concursos. Estampar o valor da remuneração do concurso que você está interessado na tela do seu computador é uma boa alternativa para aqueles momentos em que você está cansado ou muda o foco enquanto está na internet. Essa foi a maneira que a enfermeira Daniela Galvão, 30, encontrou para não se desmotivar. "Coloquei um Post-it com o valor (R$ 7 mil) da remuneração do concurso que estou para me inscrever, o Tribunal Regional do Trabalho, em um local visível. Dessa forma, terei um ótimo motivo para quando estiver cansada. Procuro algo que possa me estabilizar. É difícil encontrar uma boa vaga com um bom salário", disse.
Para Daniela, um dos rituais de motivação é estampar o valor da remuneração do concurso público na tela do computador
Mas é sempre bom ficar atento e acompanhar os editas. Daniela passou em primeiro lugar em um concurso mas não pôde ser admitida por ter perdido o prazo para a entrega da documentação. "Em 2007 fiquei em primeiro lugar em um concurso da Várzea Nova (no Centro-Norte da Bahia), só que eu perdi o prazo para entregar a documentação. Tentei entrar com uma ação, mas acabei desistindo por conta da burocracia. Depois fiz um concurso em Campo Formoso (também no Centro-Norte da Bahia). Era pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), fiquei dois anos e depois eles renovaram para mais dois", contou.Caso ainda queira se inscrever em algum concurso esse ano, pelo menos oito órgãos estão aguardando a autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para a realização das provas. Caso recebam o aval do Ministério, serão 8.749 mil vagas oferecidas para o final deste ano e início do próximo. As oportunidades serão para profissionais de todos os níveis de escolaridades e para diversos estados do país.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador