Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Vinhos: pequeno guia de harmonização para principiantes

Não sabe que bebida servir com o seu prato? Não se desespere. O iBahia Gastronomia montou um guia simples pra te ajudar na escolha

• 28/10/2014 às 17:09 • Atualizada em 27/08/2022 às 1:18 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Ninguém espera que você seja um expert em vinhos, mas acertar na escolha da bebida quando for receber alguém em casa demonstra cuidado com o convidado e dedicação à ocasião. Se você não sabe nem por onde começar, não se preocupe. o iBahia Gastronomia preparou um pequeno guia que vai te ajudar a escolher o vinho certo.
Massas
O vinho que acompanha a massa deve combinar com o molho. Quanto mais forte for o gosto, mais potente deve ser o vinho. Molhos brancos harmonizam bem com vinhos brancos, enquanto molhos vermelhos ou com carnes, como o bolonhesa, vão bem com os tintos.
Carnes Vermelhas
Vai servir carne grelhada? Aposte em um vinho tinto jovem. A mesma bebida também combina com carnes servidas com molhos leves. Já carnes com molhos fortes pedem vinhos mais robustos.
Peixes
O ideal é combinar peixes e frutos do mar com vinhos brancos. Fácil, não é? Para uma escolha ainda mais acertada, preste atenção nos temperos do prato: quanto mais marcantes eles forem, maior deve ser a estrutura do vinho.
Queijos
Combinar queijos e vinhos é um pouco mais difícil. A primeira regra é que um não deve inibir o sabor do outro. Queijos frescos, como mussarela, brie, coalho e ricota, combinam com vinhos brancos. Queijo prato, cheddar e meia-cura devem ser servidos com bebidas frutadas. Já os de pasta dura, como provolone e pecorino, combinam bem com champanhe e espumantes secos. Os mais fortes, como gorgonzola e roquefort, devem ser harmonizados com vinhos tints frisantes ou brancos aromáticos.
Ainda não sabe que vinho servir com o seu prato? Confira na tabela as opções indicadas para cada tipo de alimento:
1 - Molhos e cremes acompanhados de aperitivos
2 - Aperitivos
3 - Queijos suaves
4 - Queijos fortes
5 - Sanduíches
6 - Comida asiática
7 - Carnes e churrasco
8 - Porco e vitela
9 - Ovelha
10 - Massas com molhos suaves
11 - Massas com molhos encorpados
12 - Aves
13 - Salmão e atum
14 - Frutos do mar
15 - Mariscos
16 - Frutas e sobremesas Tabela: Cashola

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia