Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > internet
Whatsapp Whatsapp
Maior que jaguatirica

Xartrux: gato brasileiro impressiona pelo tamanho e pode bater recorde

O gato Xartrux é da raça maine coon, vive em São Paulo, e tenta vaga no Guinness Book

Lucas Mascarenhas • 07/03/2024 às 10:39 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Já pensou em ter um gato recém-nascido com apenas 80 gramas e, com o passar dos anos, ele chegar aos 10 quilos e 1,30 metro? Pois o caso aconteceu com um casal de São Paulo, tutores do Xartrux, felino que tenta ser reconhecido pelo Guiness Book como o maior do mundo.


				
					Xartrux: gato brasileiro impressiona pelo tamanho e pode bater recorde
O gato Xartrux é da raça maine coon, vive em São Paulo, e tenta vaga no Guiness Book. Foto: Arquivo Pessoal

Márcia Oliveira e Jean Martins, tutores do gato, estiveram com ele no programa "Encontro", na manhã desta quinta-feira (7), ao lado do especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, onde falaram sobre o gato gigante.

Leia mais:

"Ele quando era filhote, ele foi o menorzinho da ninhada, nasceu com 80 gramas. Foi um crescimento descomunal, acima da média", explicou Jean.

Xartrux é da raça maine coon, conhecida por machos grandes e fêmeas menores, além de ser considerada uma raça dócil e carinhosa que pode chegar a custar R$12 mil.

Apesar dos machos já serem grandes por conta da raça, o crescimento de Xartrux foi acima do normal, já que a média é de 1,10 metro. No programa Alexandre Rossi explicou os cuidados maiores que uma raça desse porte necessita.

"Mais comida, mais areia, mais cuidado como, por exemplo, é importante escovar os dentes deles pois a raça tem uma maior tendência a desenvolver problemas com a gengiva", disse.


				
					Xartrux: gato brasileiro impressiona pelo tamanho e pode bater recorde
Com 1,30m de comprimento, Xartrux é maior que o tamanho médio de uma jaguatirica. Foto: Arquivo Pessoal

Xartrux tenta recorde no Guinness Book

Márcia Oliveira explicou que já fez a inscrição do bichano para o Guinness Books e aguarda um retorno da premiação para que seja validado, ou não, o recorde. O maior gato vivo atual mede 1,19 metro.

"Nós fizemos a inscrição dele agora no mês de janeiro, no site do Guinness, e estamos esperando dar as 12 semanas que eles nos enviam a confirmação pedindo os requisitos para gente conseguir e mandar para eles", explicou.

"No caso seria a medição oficial dele por um juiz, o Xartrux quando ele tá relaxado ele chega a ter 1,30m. Ele hoje está com 10,3 kg", completou.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM INTERNET :

Ver mais em INTERNET