Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo gfm
Whatsapp Whatsapp
De graça

Festival apresenta shows e oficinas Inspiradas em Biomas Brasileiros

Shows acontecem entre 1° e 10 de setembro, no Teatro Vila Velha, em Salvador

Da Redação • 28/08/2023 às 10:40 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Festival apresenta shows e oficinas Inspiradas em Biomas Brasileiros
Divulgação

A riqueza do universo natural e a importância de sua preservação são temas do Festival Eletrobras Chesf Arte & Natureza. Dez shows de grandes nomes da música instrumental nacional e canto coral irão levar apresentações inéditas para o Teatro Vila Velha, em Salvador, de 1° a 10 de setembro. No repertório, estarão peças de compositores como Caymmi, Tom Jobim, Chiquinha Gonzaga, Luiz Gonzaga, Villa Lobos, entre outros. As obras serão escolhidas a partir de suas relações com biomas brasileiros, animais, águas e outros itens.

Em paralelo aos shows, acontecem também oficinas culturais no Museu de Arte Moderna da Bahia e nos salões do Teatro Vila Velha, para proporcionar ao público o conhecimento e desenvolvimento de técnicas e habilidades a partir do reaproveitamento de materiais recicláveis e do uso de elementos naturais.

Leia mais:

Festival Sustentável

Durante a realização de todas as atividades, será feito um inventário de carbono gerado pelas ações direta das apresentações e oficinas (como transporte de musicistas, uso de diversos materiais etc.). Após essa apuração, serão implementadas ações para a compensação ambiental de todo carbono gerado, como o plantio de árvores, compra de créditos de carbono ou outras.

Abertura com homenagem a Gal e Bethânia

O Festival será aberto na sexta-feira, 1° de setembro, às 19h30, com uma apresentação do Ivan Sacerdote Trio. Formado pelo consagrado clarinetista, juntamente com Daniel Neto (sanfona) e Raul Pitanga (percussão), o grupo mostrará ao público interpretações bastante originais para obras de compositores brasileiros de diversas épocas. Estão confirmadas no repertório “É de Manhã” (Caetano Veloso), “Barravento” (Sérgio Ricardo) e “Sol Negro” (Caetano Veloso).

Vindas do munícipio de Senhor do Bonfim (BA), cidade brasileira com o maior número de habitantes quilombolas (segundo o Censo 2023 do IBGE), o grupo Samba de Lata de Tijuaçu apresentará no sábado (2/9, às 16h30) seu conjunto de vozes em coro e batuque em latas reaproveitadas de óleo e querosene. Com a presença da pesquisadora e musicista Juliana Rodrigues, o show será uma rara oportunidade para o público de Salvador assistir de perto a essa manifestação centenária das origens do samba.

Cantos de pássaros + piano

Entre outros destaques (confira programação completa abaixo), está Fábio Caramuru em uma apresentação, em 9/9, às 18h30, que unirá obras de Tom Jobim ligadas à Mata Atlântica com seu trabalho autoral: um diálogo de seu piano com gravações de cantos de pássaros, insetos e répteis que ele mesmo captou durante experimentos na floresta.

Fechando os shows do Festival Eletrobras Chesf Arte & Natureza, em 10/9 (18h30), João Camarero – apontado por muitos como o principal violonista brasileiro da nova geração – apresentará, em violão solo, um conjunto de peças de compositores ligadas a diversos elementos naturais.

Ingressos e acessibilidade

Todas as atividades terão entradas gratuitas, com 20 vagas para cada turma das oficinas. A lotação do auditório do Teatro Vila Velha é de 230 pessoas por apresentação musical. A retirada dos ingressos para todas as ações pode ser feita por aqui. Presencialmente, os tickets estarão disponíveis 30 minutos antes de cada oficina e apresentação musical.

Detalhes podem ser conferidos nas redes sociais do projeto, além do website.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

APRESENTAÇÕES MUSICAIS (Teatro Vila Velha)

Ivan Sacerdote Trio

Sexta-Feira, 1/9/23, às 19:30

O trio de clarinete, sanfona e percussão apresenta clássicos da música brasileira relacionados à natureza. No repertório, peças de Chiquinha Gonzaga, Tom Jobim, João Donato, Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros. Destaque para peças originalmente apresentadas no espetáculo “Nós, Por Exemplo” (no mesmo Teatro Vila Velha, em 1964) e uma especial homenagem para Gal Costa e Maria Bethânia, em arranjo para o dueto das duas em “Sol Negro” (de Caetano Veloso).

Concerto Falado, com Paulo Costa Lima, Saulo Gama (piano) e João Liberato (flauta)..

Sábado, 2/9/23, às 16:00

Os elementos Terra, Ar, Água e Fogo são o ponto de partida para um passeio por clássicos que vão de Luiz Gonzaga à Chico Buarque. Entre as peças, originais análises sobre as estratégias dos compositores e os efeitos conseguidos em cada obra. Conduzida pelo professor Paulo Costa Lima, uma apresentação ao vivo inédita de conteúdos como os de seu canal no Instagram, que conta com mais de 100 mil seguidores.

Ubiratan Marques Asè Ensamble

Sábado, 2/9/23, às 18:30

Sob o comando de Ubiratan Marques, o grupo levará ao público obras próprias do maestro em seus trabalhos na Orquestra Afrosinfônica, Baiana System e outros.

Samba de Lata de Tijuaçu & Juliana Ribeiro

Domingo, 3/9/23, às 16:00

Vindas do município de Senhor do Bonfim (a 382 km de Salvador) o grupo levará ao palco, acompanhado pela pesquisadora e musicista Juliana Ribeiro, suas centenárias peças de canto coletivo e batuque em latas reaproveitadas de óleo e querosene.

Quinteto da Bahia

Domingo, 3/9/23, às 18:30

Formado por integrantes da OSBA – Orquestra Sinfônica da Bahia, o quinteto de cordas apresentará um conjunto de peças relacionadas a biomas e paisagens brasileiros.

As Ganhadeiras de Itapuã

Sexta-Feira, 8/9/23, às 19:30

O tradicional conjunto de vozes formado por moradoras de Itapuã apresenta um recorte de obras de Dorival Caymmi e outros compositores, com peças ligadas ao mar.

Mário Soares Quarteto

Sábado, 9/9/23, às 16:00

Acompanhado de violão, contrabaixo e percussão, o violinista leva ao público presente no Teatro Vila Velha arranjos bastante originais para peças como Autumm Leaves (Joseph Kosma), movimentos das Quatro Estações de Vivaldi e Lamento Sertanejo (Dominguinhos / Gilberto Gil).

Fábio Caramuru

Sábado, 9/9/23, às 18:30

Um piano dialogando com sons de pássaros, répteis e insetos (reproduzidos a partir de gravações feitas em seus habitats naturais). Obras próprias do projeto Eco-Música, de Caramuru, e peças de Tom Jobim (como Águas de Março) ligadas à Mata Atlântica.

Jam Delas

Domingo 10/9/23, às 16 horas

Em apresentação com nove integrantes, o coletivo feminino de Salvador leva ao público peças como Floresta Azul (Letieres Leite) e A Rã ( João Donato / Caetano Veloso), com direito a improvisos destacando o talento das musicistas.

João Camarero

Domingo 10/9/23, às 18:30

Apontado como o principal violonista brasileiro de sua geração, o músico faz sua primeira apresentação solo em Salvador, com peças de Baden Powell, João Pernambuco, Paulinho da Viola e outros.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO GFM :

Ver mais em Mundo GFM