Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo gfm > geração gfm
Whatsapp Whatsapp
Geração GFM

Geração GFM recebe o artista plástico Bel Borba neste domingo (28)

O artista Bel Borba falou sobre seu processo criatuivo e sua próxima exposição no Geração GFM deste domingo (28)

Mariana Barreto • 28/04/2024 às 20:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O artista plástico de Salvador, Bel Borba, é o convidado do Geração GFM deste domingo, às 20h. No episódio 88 do programa, o artista falou com Thiago Mastroianni a respeito de suas obras, inspirações e sua próxima exposição.

Bel conta que fez a sua primeira arte com 8 anos de idade, quando seu irmão, que estudou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, lhe entregou um jarro para ele riscar e então ele fez uma ânfora (vaso grego), que considerou sua primeira xilogravura.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Bel Borba e a arte


				
					Geração GFM recebe o artista plástico Bel Borba neste domingo (28)
Foto: Geração GFM

Durante uma conversa no estúdio, Borba falou sobre seu processo criativo. Ele escolhe um tema exótico e fica cerca de 90 dias em um período de “brainstorm”, termo do inglês que significa tempestade de ideias, até que comece a elaborar a obra.

“Eu sinto que escolho um tema mais simplório, inusitado e inesperado, e me posiciono para fazer a minha abordagem. Fazer com que ela seja como uma espécie de provocação e reflexão. Como se eu pegasse uma coisa que era desprezível e colocasse um enfoque que faça as pessoas repensarem e ver aquela coisa simplória numa perspectiva diferente”

Refletindo sobre suas características artísticas, o artistas diz não ter um tema específico para retratar, mas tem temas que sempre fazem parte do repertório, como a figura humana, a família e o grupo social.


				
					Geração GFM recebe o artista plástico Bel Borba neste domingo (28)
​Foto: Reprodução / Rede Sociais

Além disso, nas obras abstratas sempre tem elementos que remetam a estrutura, seja tridimensional ou bidimensional. “Um aspecto das obras abstratas elas sempre tem uma composição/construção que sugerem estrutura sempre, quer seja por cor, quer seja pela distribuição nas formas” disse Bel.

Próxima exposição


				
					Geração GFM recebe o artista plástico Bel Borba neste domingo (28)
​Foto: Reprodução / Rede Sociais

Um amigo do artista, Marcelo Rezende, dizia que Bel “trava um diálogo com a cidade”. Seguindo esta mesma perspectiva, o escultor fará sua próxima exposição em Salvador em formato de tributo a capital baiana.

"Aqui eu vivi, eu me sinto parte disso, eu acho que de alguma forma eu faço parte da cidade, a minha obra faz parte da cidade e isso tudo se funde em quase 60 anos de produção permanente” disse Borba.

O artista brinca com o nome da exposição, “Sons do Brasil”, porque junta o termo em inglês “son” que significa filho e em português remete a som, dessa forma ele conecta a questão familiar e musicalidade da cidade nas obras.

A exposição tem previsão de acontecer em outubro, mas a data ainda será definida.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GERAÇÃO GFM :

Ver mais em Geração GFM