Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Dia da cerveja: mitos e verdades sobre a bebida

Aprender um pouco mais sobre a cerveja é uma boa maneira de celebrar o dia dela

• 02/08/2013 às 11:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 2:31 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Hoje (2) é o Dia da Cerveja, comemorado em mais de 50 países. Para comemorar, boas opções são beber com os amigos, experimentar novos sabores da bebida e aprender um pouco mais sobre ela. Veja abaixo mitos e verdades sobre a bebida que é tão querida pelos brasileiros.
Veja também: Cerveja belga é lançada no Brasil em edição limitada Conheça os principais tipos de cerveja A cerveja deve ser colocada deitada na geladeira
A melhor posição para armazenar e gelar cervejas é de pé, para que a superfície de contato do líquido com o ar seja menor. A cerveja deve ser resfriada gradualmente; colocá-la no congelador, só se forem momentos antes de servi-la.
Chope é a mesma coisa que cerveja
A cerveja passa por pasteurização, um tratamento térmico que garante maior prazo de validade ao produto. O chope, por sua vez, não passa pelo mesmo processo, e tem um prazo de validade menor, devendo ser consumido sempre fresco.
Cerveja tem que ser servida muito gelada
Quando servida em baixíssima temperatura, a cerveja acaba anestesiando as papilas gustativas da língua, que fazem com que você perca a sensibilidade para degustar a bebida. O calor pede cervejas geladas, mas sem exageros.
O colarinho não serve para nada
A espuma protege a bebida da oxidação, ou seja, impede que ela entre em contato direto com o oxigênio, além de reduzir a perda de gás e ajudar a manter a temperatura. Dois dedos de espessura é o ideal.
Cerveja de garrafa é mais gostosa que a de lata (ou vice versa)
O produto é o mesmo, não importa o recipiente, porém, o aroma e sabor podem ser influenciados pelo modo de conservar e resfriar a bebida. Os excessos são prejudiciais para a degustação da oura; o ideal é manter a temperatura constante, seja ela fria ou sem refrigeração. Quando ocorre a mudança brusca de temperatura, o sabor da cerveja é prejudicado.
Não existe copo específico para tomar cerveja
Para que os diferentes sabores e aromas sejam ressaltados, cada estilo de cerveja pede um tipo de copo adequado. A pilsen pode ser apreciada em uma tulipa ou caneca, a lambic pede taças do tipo flauta e já a weissbier, copos maiores. Se não tiver o copo ideal, utilize taças de vinho branco.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia