Gastronomia

Conheça os principais tipos de cerveja

A bebida é classificada pelo teor de álcool e pelo tipo de fermentação

Da editoria de Conteúdos Especiais
- Atualizada em

A cerveja é uma bebida alcoólica produzida através da fermentação de materiais como a cevada e o trigo. Além de água, algumas receitas levam ainda lúpulo, fermento e outros temperos como frutas, ervas e plantas.


Dentro desta definição, encontram-se diversos tipos de cerveja. Elas são classificadas pelo teor de álcool e extrato, pelo malte ou de acordo com o tipo de fermentação. 

A maior parte das cervejas é de baixa fermentação. Quando são expostas a temperaturas entre 9ºC e 14ºC, o levedo fica depositado no fundo do tanque. Já nas de alta fermentação, o levedo flutua durante o processo.


As cervejas de baixa fermentação são conhecidas como lager. Dentro desta categoria, existem alguns tipos da bebida. Veja os mais conhecidos:

Pilsener
É a mais conhecida e consumida no mundo. É clara, tem baixo teor alcoólico (entre 3% e 5%) e sabor leve. No Brasil, o consumo deste tipo corresponde a 98% do total.

Bock
A cerveja bock tem o sabor mais forte e encorpado, geralmente com cor escura. Tem baixa fermentação e alto teor alcoólico.

Stout
É feita com cevada torrada e possui um sabor que associa o amargo do lúpulo ao adocicado do malte. A cor é escura e o teor de álcool é alto.

Ice
A cerveja Ice surgiu no Canadá em 1993. Depois de fermentada, sofre um resfriamento, quando a água se transforma em cristais de gelo. Depois, os cristais são retirados e o que permanece é uma cerveja mais forte e refrescante.

Além das lagers, também existem as cervejas Ale. A diferença é o tipo de fermentação, que é feita em temperaturas mais altas para a Ale (entre 15ºC e 24ºC). Esse tipo de bebida é mais encorpado e vigoroso. Ao longo do tempo, surgiram subtipos de cerveja Ale. 


Pale Ales
São mais claras, com graduação alcoólica de até 6%. Foram criadas para competir com as cervejas pilsen durante a Segunda Guerra Mundial, e por isso seu sabor é mais suave.

Red Ale
Avermelhada, devido ao uso do malte mais tostado. 

Altbier
Esse tipo de cerveja é considerado uma ligação entre as Ales e as Lagers, por ser feita com fermento de Ale e fermentada em temperatura de Lagers. 

Já as cervejas do tipo Lambics são produzidas com fermentação espontânea. São feitas de trigo, mas não são adicionadas leveduras. A fermentação fica a cargo dos agentes naturais, encontrados somente numa pequena área ao redor de Bruxelas. Por isso, esse tipo da bebida é mais caro e difícil de ser encontrado.