Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > mundo
Whatsapp Whatsapp
MUNDO

Top 10: iBahia lista as maiores estreias do cinema em 2012

Filmes de ação, aventura e animação ficaram entre os mais vistos do ano; o realismo fantástico tomou conta das salas espalhadas pelo mundo

• 19/12/2012 às 14:45 • Atualizada em 31/08/2022 às 23:04 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
2012 foi o ano dos grandes heróis nos cinemas
O ano de 2012 foi, sem dúvida, dos blockbusters com histórias fantásticas e imagens impressionantes. Lutas, explosões, perseguições e muita destruição fizeram a alegria dos cinéfilos espalhados ao redor do mundo, que se deliciaram com as produções milionárias de Hollywood. Livros tornaram-se filmes, histórias antigas retornaram ao cinema. Tivemos comédias, romances e animações de encher os olhos. O circuito de arte mostrou o seu valor. O cinema nacional, também. Veja também: Top 10: iBahia lista as maiores produções sobre fim do mundo Depois de uma grande quantidade de filmes em 3D em 2010 e 2011, 2012 foi mais moderado. A média foi de três lançamentos com o uso da tecnologia por mês. Em 'O Hobbit - Uma Jornada Inesperada', por sua vez, tivemos uma novidade: o formato de 48 frames (quadros) por segundo, que é duas vezes mais rápido que um longa normal, ao qual estamos acostumados a assistir nas salas de cinema. Entre as grandes lançamentos, pode-se destacar o sucesso 'Jogos Vorazes', que saiu dos livros e foi um dos grandes sucessos de 2012 nos cinemas e por isso já tem sequência garantida. Fomos invadidos, voltamos ao passado e nos divertimos à valer com as cenas de Will Smith em 'Homens de Preto 3'. Com tema musical cantado por Adele, '007 - Operação Skyfall' lotou as salas do Brasil. 'Os Mercenários 2', mais uma vez, reuniu grandes estrelas do cinema de ação em uma única produção.
As animações também levaram o público ao mundo da fantasia. A maior delas foi 'A Era do Gelo 4', que lucrou US$ 875 milhões a nível global. Também é importante destacar 'Valente', que marcou a apresentação da primeira protagonista feminina da Pixar, e 'Madagascar 3', pela primeira vez em 3D. A comédia 'Ted' causou polêmica em Brasília. Os filmes de horror também abusaram de recursos gráficos a abusaram dos clichês comuns no gênero. 'A Possessão' foi considerado pela crítica especializada como uma remontagem inferior do clássico 'O Exorcista'. Com proposta simples e poucos recursos financeiros, 'Atividade Paranormal 4' apenas cumpriu o papel. 'Resident Evil 5 - Retribuição' mostrou cenas carregadas de zumbis, explosões, monstros e tiroteios. Entre os filmes de arte, destacam-se 'Cosmópolis', 'Holly Motors' e 'Argo' - um dos favoritos ao Oscar 2013, inclusive. O documentário 'Tropicália' fez análise sobre o importante movimento musical homônimo, liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil no final dos anos 1960. Equilibrado na medida certa, o francês 'Intocáveis' soube dosar com maestria humor e drama em uma história emocionante, contando a história de uma verdadeira amizade e conseguindo resultados surpreendentes em bilheteria.
O cinema nacional de 2012 foi memorável. A cinebiografia 'Gonzaga – De Pai Pra Filho', lançado em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, encantou e emocionou até quem não era fã do 'Rei do Baião'. Já a comédia 'E aí… Comeu?' trouxe para as telonas questões cotidianas do relacionamento entre homens e mulheres. No ano em que a ascensão da classe C foi bastante debatida, 'Até Que a Sorte nos Separe' retratou com bom humor o sonho dos brasileiros que querem melhorar de vida. Veja a programação completa de filmes nos cinemas de Salvador 2012 foi o ano dos heróis. Depois de 'Os Vingadores', outro filme sobre de heróis, 'Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge', lucraria ainda mais alto se não fosse prejudicado pelo trágico tiroteio no cinema do Colorado. Aliás, nos Estados Unidos, o trauma foi tanto que a bilheteria dos cinemas caiu significativamente por conta da população temente por uma nova tragédia. 'O Espetacular Homem-Aranha' mostrou um Parker mais família e menos (ou quase nada) envolvido com o trabalho como fotógrafo. Entretanto, sem dúvida nenhuma, o destaque mais importante fica para o término de uma das sagas mais pops da história do cinema. 'Amanhecer 2' trouxe a felicidade, o alívio, o fim da ansiedade e a nostalgia. Enfim, são muitos títulos e não conseguiremos listar todos. Para relembrar os melhores longas-metragens de 2012, o iBahia faz uma retrospectiva e um balanço das 10 maiores estreias de filmes no Brasil. Veja:

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo