Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Top 10: receitas de brigadeiro

O tradicional docinho ganha status de doce gourmet com novos ingredientes

• 16/11/2013 às 14:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 9:33 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O tradicional brigadeiro, sempre presente em festas infantis e outros eventos, ganhou novos ingredientes e passou a se chamar brigadeiro gourmet. Escolha a que mais te agrada! Veja também: Push cake é a nova mania em festas infantis; veja receita Top 10: receitas de cupcakes
Ingredientes: 1 lata de leite condensado 100 g de chocolate meio amargo 1 colher (sopa) margarina sem sal granulado Modo de preparo:Faça o brigadeiro como o tradicional: utilize uma panela de fundo grosso, junte os ingredientes e leve ao fogo, quando começar a borbulhar abaixe o fogo e mexa sem parar constantemente com uma espátula até soltar do fundo da panela. Coloque em um prato untado com margarina espere esfriar e umedeça as mãos com água e faça bolinhas, ou se preferir unte as mãos com margarina e faça bolinhas e passe no chocolate granulado.
Ingredientes:1 lata de leite condensado1 colher de sopa de manteiga 2 colheres de sopa de chocolate em pó 5 paçocas ou amendoim triturado Modo de preparo:Coloque na panela, o leite condensado a manteiga e o chocolate. Mexa até fica uma massa cremosa. Desligue o fogo. Esfarele as paçocas e mexa até se juntarem. Deixe esfriar. Pode ser comido com colher ou pode ser enrolado tipo brigadeiro e passado no granulado ou paçoca triturada.
Ingredientes:1 lata de leite condensado 200 gramas de chocolate branco 1 colher de sopa de manteiga sem sal 1 colher de sobremesa de glucose ou xarope de milho (opcional) Raspas de 2 favas de baunilha (não coloque a fava) ou 1 colher de sopa de pasta de baunilha 1 pitada de sal 2 colheres de sopa de rum Confeitos para decorar Modo de preparo:Em uma panela grande junte todos os ingredientes, menos o rum. Coloque no fogo e mexa sem parar. Não se esqueça de mexer com a espátula as bordas da panela, sempre. Seu brigadeiro estará pronto quando você virar a panela de lado e a massa do brigadeiro desgrudar totalmente do fundo sem grudar na borda. Retire a panela do fogo e mexa o brigadeiro até amornar. Então, acrescente o rum e misture até que a massa fique homogênea. Coloque a massa em uma travessa grande e espalhe bem. Cubra com plástico filme em contato com a massa. Leve para a geladeira. Quando a massa estiver gelada, faça bolinhas e passe no confeito.
Ingredientes:1 lata de leite condensado 150 g de chocolate ao leite 1 colher (sobremesa) de manteiga extra sem sal 1 tampinha de 20 ml de cachaça 100 g de chocolate ao leite ralado Modo de preparo:Coloque todos os ingredientes, com exceção da cachaça e do chocolate ralado, em uma panela. Mexa em fogo baixo. Quando o brigadeiro começar a encorpar, adicione a cachaça. Mexa até a massa soltar do fundo da panela. Coloque o brigadeiro pronto em recipiente limpo até que esfrie. Após frio, unte a mão com manteiga e enrole em bolinhas uniformes. Passe no chocolate ao leite ralado e coloque nas forminhas.
Ingredientes:2 latas de leite condensado 4 colheres de achocolatado 1 colher de café solúvel ou café pronto 1/2 xícara de leite 1 colher de sopa de manteiga ou margarina Modo de preparo:Leve ao fogo os ingredientes e mexa até que desgrude da panela. Passe um pouco de margarina nas mãos, enrole os brigadeiros e passe no chocolate granulado ou chocolate em pó. Decore com um grão de café.
Ingrediente:1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite 1 colher (sobremesa) de manteiga 150g de chocolate branco picado ou coco ralado para decorar 3 colheres de doce de leite Modo de preparo: Misture, em uma panela, todos ingredientes. Leve ao fogo, mexendo sempre, até desprender da panela. Coloque em um refratário, deixe esfriar. Enrole e passe no coco ralado ou chocolate branco ralado.
Ingredientes: 1 lata de leite condensado 4 colheres (sopa) de leite em pó integral 1 colher (sopa) manteiga Modo de preparo:Em uma panela, coloque a manteiga, o leite condensado e coloque aos poucos o leite, para não empelotar, mexendo sem parar, até desgrudar do fundo da panela. Coloque a massa de brigadeiro em um prato e deixe esfriar um pouco. Pegue um outro prato e coloque leite, para enrolar. Passe um pouco de manteiga em suas mãos para poder enrolar os brigadeiros, com uma colher, pegando pequenos pedaços da massa e colocando em sua mão. Quando terminar de enrolar, passe no leite e sirva.
Ingredientes:1 lata de leite condensado 100 gr de chocolate branco 1 colher sobremesa de manteiga raspas de 1 limão siciliano suco de 1/2 limão siciliano chocolate granulado para confeitar Modo de preparo: Rale a casca do limão siciliano, sem chegar na parte branca. Reserve. Esprema 1/2 limão siciliano sobre as raspas e reserve. Corte o chocolate em pedaços pequenos, aqui eu usei o chocolate que já vem assim em bolinhas. Em uma panela de fundo duplo, coloque o leite condensado a manteiga e o chocolate. Mexendo sempre em fogo médio derreta o chocolate e manteiga. Muito importante para que o ponto fique perfeito é o tempo, para a receita de hoje o brigadeiro deve ficar exatos 12 minutos no fogo. Siga mexendo sem parar, lembrando dos cantos e do centro que queima com mais rapidez. Quando você sentir ele mais pesado, coloque o fogo em baixo. Continue mexendo até que você perceba que acabou o cozimento. Só então coloque as raspas com o suco. Misture tudo. Cubra com filme plástico e aguarde por pelo menos 12 horas para enrolar, não é necessário colocar na geladeira. Na hora de enrolar, o ideal é usar óleo de canola. Uma gotinha na mão dá para enrolar 3 brigadeiros. Use chocolate branco granulado.
Ingredientes:1 lata de leite condensado 1 colher de sopa de margarina sem sal 50 g de chocolate meio amargo 50 g de nozes moídas 15 gotas de essência de nozes margarina sem sal para enrolar forminhas, fundo rendado e confeitos Modo de preparo: Em uma panela coloque o leite condensado, a margarina e o chocolate. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que a mistura se desprenda da panela. Após desligar o fogo, acrescente as nozes e a essência. Coloque o brigadeiro em um recipiente untado para que esfrie. Depois de frio é só enrolar os brigadeiros, um a um, com um pouquinho de margarina sem sal nas mãos. Confeite os brigadeiros e coloque-os em forminhas.
Ingredientes:Uma lata de leite condensado 50 gramas de queijo ralado 3 gemas 1 colher de manteiga Goiabada cortada em cubinhos Açúcar colorido Modo de preparo:Faça o brigadeiro com os quatro primeiros ingredientes e espere esfriar. Na hora de enrolar, coloque um cubinho de goiabada dentro de cada bolinha. Enfeite com açúcar colorido e coloque em forminhas.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia