Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > bahia
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

Baianas compõem lista das 25 blogueiras negras mais influentes

Mãe Stella, Maíra Azevedo, Carol Pinho e Mônica Santana são as felizardas

• 06/01/2016 às 11:39 • Atualizada em 31/08/2022 às 11:20 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Bahia Prime

Ser mãe, mulher, negra e brasileira deveras é um compromisso bastante desafiador. Imagine então fazer parte da lista de 25 mulheres negras que se destacaram nas web em 2015?

Certamente você já ouviu falar, ou até já deu um click, ou vários... em uma das páginas da mulheres que vou citar. Mãe Stella de Oxóssi, Maíra Azevedo, Carol Pinho e Mônica Santana são nomes que representem outras tantas mulheres negras que defendem sua etnia, e que dividem sua negritude pela internet com seus projetos.

As mulheres aqui citadas, são pessoas que colaboram na tarefa de empoderar outras mulheres negras. Ou seja, são espelhos, são referencias.

Conheça um pouco de cada uma delas:

Carol Pinto
Graduada em Educação Física, e doutoranda pela Universidade de Campinas. Carol comanda na web a Central das Divas. Com blog, página no facebook e um instagram que é sucesso. Recentemente ela divulgou as 9 pretas que você deve seguir no instagram se você ama turbantes.

Maria Stella de Azevedo Santos

É Mãe Stella de Oxóssi, Ialorixá do Terreiro Ilé Axé Odé Kayodé. Soteropolitana, formada em Enfermagem e Saúde Pública, Mãe Stella exerceu a função de Visitadora Sanitária por mais de trinta anos. Mulher ativista, conseguiu com muita luta que o Ilê fosse tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Doutora Honoris Causa pela UNEB, é detentora da medalha Maria Quitéria pela Prefeitura de Salvador e recentemente foi eleita, por unanimidade, para ocupar a cadeira 33 na Academia de Letras da Bahia. Mãe Stella, aos 90 anos, é responsável pelo projeto inovador chamado Animoteca – uma biblioteca itinerante que tem por objetivo disseminar e socializar literatura cultura afro. Possui fanpage no Facebook com mais de 14 mil curtidas.

Mônica Santana

Atriz e também formada em Jornalismo – ambos diplomas conquistados na UFBA (onde concluiu mestrado e segue para seu doutorado) – , é também produtora cultural e tem sua própria firma construiu seu segundo solo ‘multilinguagem’ intitulado “Isto Não É Uma Mulata” que ficou em cartaz no Tetro Gamboa, em Salvador, durante todo mês de novembro. Traz várias discussões acerca da identidade da mulher negra.
Maíra Azevedo
É jornalista de formação e escreve para os veículos do grupo A Tarde. Já publicou diversas matérias sobre questões raciais, do feminisno e sobre a cultura negra no Jornal A Tarde e Jornal Massa! – dentre elas, uma matéria que problematiza a nova música do cantor Bell Marques. Maíra virou sucesso entre as mulheres da rede como vlogger, publicando suas opiniões a cerca dos diversos assunto do universo das mulheres no youtube e na sua fanpage Tia Má: sexo, machismo, homofobia e empoderamento tudo com uma boa pitada de simpatia, sotaque soteropolitano e gírias locais. É ainda Yawô de Osun na Casa de Oxumarè é também mãe de um menino – Aladê.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia