Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > bahia
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
Espaço cultural

Projeto no interior da Bahia abre inscrições gratuitas para mulheres

Projeto é voltado exclusivamente para mulheres (Trans, Travesti e Cis) e ocorrerá no Povoado do Cruzeiro (Conceição da Feira)

Redação iBahia • 13/04/2023 às 10:09 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Projeto no interior da Bahia abre inscrições gratuitas para mulheres
Foto: Divulgação

Semear um espaço cultural dedicado às artes, presente em área rural do município de Conceição da Feira, no Povoado do Cruzeiro, encruzilhada recôncava e semi-árida. Este é o propósito de Deisiane Barbosa, artista-etc natural de São Félix, para a “ocupação casamendoeira”, que lança chamada em abril, de 07 a 21, para sua primeira residência artística, entre 20 e 31 de maio de 2023.

A chamada é voltada exclusivamente para mulheres baianas (trans, travesti, cis) ou que morem em território baiano há pelo menos 02 anos, com trajetória de produções em artes visuais, nas diversas linguagens - desenho, gravura, pintura, fotografia, instalação, videoarte, videoinstalação, performance, dentre outras. As inscrições para tal imersão criativa são gratuitas e podem ser realizadas através de link disponível no Instagram do projeto (@casamendoeira), onde também está disponível o edital. O resultado será divulgado dia 02 de maio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

As quatro mulheres selecionadas irão vivenciar 12 dias de residência na casa, localizada na encruzilhada de terra massapê do Recôncavo Baiano e da “quentura” sertaneja. A partir dessa vivência que marca a inauguração da casamendoeira, o objetivo do projeto é que as residentes possam fazer intercâmbios artístico-poéticos e produzam narrativas visuais que dialoguem com as memórias da casa, seus ambientes e as habitantes do lugar.

O ponto de partilha é o livro homônimo escrito por Deisiane Barbosa e publicado pela andarilha edições, em 2023, na coleção cachoeiras; uma obra inspirada na história do espaço, do seu chão e de pessoas nascidas ali. As produções fruto da residência irão compor uma exposição na casamendoeira, a ser realizada de 07 de julho a 15 de setembro de 2023. A escritora, costureira de livros, performer e produtora cultural, idealizadora do projeto, também irá intercambiar vivências e expor obras na casa-livro-ateliê.

“As residentes irão participar de uma imersão criativa e pedagógica, em que o processo de criação contará com ateliês individuais. Embora consideremos o livro ‘casamendoeira’ como ponto de partida e desejemos traçar diálogos entre seu universo ficcional e as narrativas produzida pelas residentes, cada uma delas terá plena autonomia criativa para desenvolver suas obras”, explica Deisiane Barbosa, ao acrescentar que a “ocupação casamendoeira” é ressonância de experiências vividas no Instituto Sacatar (Ilha de Itaparica, 2016) e do Prêmio das Artes Jorge Portugal (Lei Aldir Blanc, Secult/Ba, 2021).

Além das criativas selecionadas pela convocatória, mais quatro artistas foram convidadas para a vivência, com o intuito de intercambiar pesquisas e trabalhos desenvolvidos - Tina Melo (artista visual e performer), Rebeca Carapiá (artista e educadora), Luciane Ramos (artista da dança e antropóloga) e outras. O objetivo é promover a integração das artes visuais com a literatura e outras possíveis linguagens, em formatos diversos.

Projeto

Durante a etapa de residência presencial será oferecido espaço de criação individual, dormitório coletivo, refeições diárias de café da manhã, almoço e jantar, traslado de ida e saída para o Povoado do Cruzeiro. Cada residente ganhará uma bolsa no valor de R$ 1.500 (um mil e quinhentos reais), mais R$ 800 (oitocentos reais) destinados à produção do trabalho, bem como transporte e embalagem de suas próprias obras.

Além da residência artística e da exposição, serão realizadas oficinas criativas voltadas aos estudantes da Escola Municipal Firmino Dias, situada no Povoado do Cruzeiro, município de Conceição da Feira, nos dias 29 e 30 de maio de 2023. O projeto “ocupação casamendoeira” foi contemplado pelo Edital Setorial de Artes Visuais 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

Serviço

O quê: projeto "ocupação casamendoeira" - inscrições para Residência Artística

Quando: 07 a 21 de abril de 2023

Onde: casamendoeira, no Povoado do Cruzeiro (Conceição de Feira)

Link para inscrição: https://instagram.com/casamendoeira?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia