Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > bienal do livro
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
Bienal do Livro

Vanderson, Muller e Luana Souza abordam representatividade na TV

Painel 'Negritudes em Ascenção' contou com a presença dos apresentadores Vanderson Nascimento, Luana Souza e Muller Nunes

Mayra Lopes • 29/04/2024 às 18:21 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O 4º dia da Bienal do Livro Bahia contou com uma programação diversa e temáticas sociais. Neste cenário, a TV Bahia trouxe o painel 'Negritudes em Ascenção' composto pelos apresentadores Muller Nunes, Vanderson Nascimento e Luana Souza.


				
					Vanderson, Muller e Luana Souza abordam representatividade na TV
Vanderson, Muller e Luana Souza abordam representatividade na TV. Foto: Caíque Brito / iBahia

No início do bate-papo, cada um falou de como entrou no mundo jornalístico e se reconheceu nesse universo. Vanderson disse que é de Cajazeiras e que tentou outras profissões antes do jornalismo, mas optou pela área por escrever bem.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Müller disse entrou na profissão também por vocação e que ter inspirações pretas na tv aberta o incentivou ainda mais. Ele, inclusive, prestou uma homenagem ao cinegrafista Davi, que estava na plateia, pela parceria.

Antes de ser cinegrafista da TV Bahia, Davi Cerqueira atuava com auxiliar de limpeza. Ao sair para uma gravação, a equipe precisava de alguém para operar a iluminação e vendo essa necessidade, com uma vassoura na mão, ele se prontificou. Davi mudou a própria vida naquele dia. O cinegrafista foi aplaudido pelo público.


				
					Vanderson, Muller e Luana Souza abordam representatividade na TV
Davi Cerqueira é cinegrafista da TV Bahia. Foto: Caíque Brito / iBahia

Por fim, Luana falou que nasceu em Cachoeira e foi criada pela avó, que era educadora. Ela explicou entrou nesse mundo sem nunca ter atuado na área antes e se apaixonou.

A apresentadora destacou ainda que ser inspiração para os mais novos é um presente. Entre um trabalho e outro ela contou uma história inusitada sobre isso. Confira abaixo:

Luana falou que nasceu em Cachoeira e foi criada pela avó, que era educadora. Vídeo: Caíque Souza / iBahia

Vanderson complementou Luana falando da importância da representatividade não só nas telas, mas na redação também. Ele ressaltou que foi o primeiro apresentador preto oficial da TV Bahia no setor do jornalismo.

Além disso, Vanderson contou uma história do período em que era repórter e viu como o racismo estrutural é cruel em todas as idades.

Vídeo: Victoria Dowling / iBahia

Os apresentadores falaram ainda sobre identidade, avanços, direitos e conscientização da sociedade, que ainda é lenta.

No final do painel, a jovem Duda Santhana, de 9 anos, recitou um poema para o trio. Uma abraço final emocionou o público da Bienal do Livro Bahia. Assista:

Jovem Duda Santhana, de 9 anos, recitou um poema para o trio Vídeo: Victoria Dowling / iBahia
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BIENAL DO LIVRO :

Ver mais em Bienal do Livro