Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > ia em questão
Whatsapp Whatsapp
IA em Questão

Conheça o Bard, a IA da Google que pode ser muito útil nos estudos

Diferentemente do ChatGPT, a ferramenta está conectada à internet o tempo todo

Cristina Mascarenhas • 19/07/2023 às 16:11 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Conheça o Bard, a IA da Google que pode ser muito útil nos estudos
Foto: Produção em Canva Pro

Se você é um leitor assíduo do IA em Questão, já testemunhou inúmeras vezes como o ChatGPT pode ser um valioso aliado no mundo dos estudos. Mas prepare-se, pois a coluna desta semana traz um concorrente de peso que acabou de desembarcar no Brasil: o Bard!

Desenvolvido pela Google, essa IA promete trazer uma nova dimensão ao seu processo de aprendizagem, com uma série de vantagens que podem revolucionar sua jornada educacional. Fique por dentro dessa disputa de gigantes e descubra como o Bard pode ser a opção perfeita para turbinar seus estudos!

Leia mais:

Para quem é novo na área é importante explicar, o Bard e ChatGPT são modelos de linguagem (LLMs) criados pela Google AI e OpenAI, respectivamente. Eles são treinados em vastos conjuntos de dados de texto e código, tornando-os capazes de gerar texto, traduzir idiomas, responder perguntas, criar questionários etc.

No entanto, existem algumas diferenças importantes entre os dois modelos. A primeira delas é que o ChatGPT está atualizado até setembro de 2021 e só consegue acessar a internet com o auxílio de plug-ins, já o Bard está o tempo todo conectado ao Google. Além disso, o ChatGPT foi treinado em um conjunto de dados de 1,5 bilhão de palavras, enquanto o Bard foi treinado em um conjunto de 1,56T de palavras. Sendo assim, a base de conhecimento do Bard é muito maior do que a do ChatGPT.

Como acessar o Bard Para ter acesso ao Bard, você precisa clicar neste link e dizer que quer testar a ferramenta, simples assim. E, logo de cara, um aviso importante:

“Oi, eu sou o Bard. Posso colaborar com você usando minha criatividade e disposição para ajudar. Eu tenho algumas limitações e confesso que nem sempre acerto tudo, mas com seu feedback eu vou melhorar.”

O aviso deixa claro que as ferramentas de IA ainda precisam avançar em muitos pontos e a precisão da informação é um deles. Mas, usadas com atenção e cautela, serão, na maioria das vezes, muito úteis.

Como o Bard pode ser útil nos estudos

O Bard oferece uma variedade de maneiras para auxiliar no processo de aprendizagem. Ele é capaz de fornecer resumos de tópicos complexos, traduzir idiomas, criar conteúdo criativo e responder perguntas informativamente. Experimente, por exemplo, solicitar resumos de eventos históricos ou de teorias científicas. Outra boa forma de explorar a potencialidade da IA é pedindo para criar problemas de física, química ou matemática para você resolver. Para testar este recurso, pedi ao Bard para criar um problema em que fosse possível aplicar a fórmula do Movimento Retilíneo Uniforme. Segue a resposta:

Um carro está viajando a uma velocidade de 60 km/h. Em quanto tempo ele percorrerá uma distância de 100 km?

Usando a fórmula do movimento retilíneo uniforme, podemos resolver este problema da seguinte forma:

d = vt

Onde:

  • d é a distância percorrida (em km)
  • v é a velocidade (em km/h)
  • t é o tempo (em h)


Substituindo os valores conhecidos na fórmula, temos:

100 = 60t

t = 100/60 = 1,67 h

Portanto, o carro percorrerá uma distância de 100 km em 1,67 horas.

Outro problema que pode ser resolvido com a fórmula do movimento retilíneo uniforme é o cálculo da velocidade. Por exemplo, se um carro percorre uma distância de 100 km em 2 horas, qual é a sua velocidade?

Usando a mesma fórmula, temos:

v = d/t

v = 100/2 = 50 km/h

Portanto, a velocidade do carro é de 50 km/h.

Contudo, ao utilizar o Bard na educação, é importante lembrar de algumas dicas úteis:

  • 1. Não copie e cole: O Bard muitas vezes traz como resposta textos elaborados por outros autores. Caso você apenas copie e cole o material poderá estar cometendo plágio.
  • 2. Discuta as questões e respostas apresentadas com o seu professor. A IA não é perfeita e pode cometer erros.


No mais, é se entregar a experiência do aprendizado!


				
					Conheça o Bard, a IA da Google que pode ser muito útil nos estudos
Bio Cris Mascarenhas. Foto: iBahia
Imagem ilustrativa da coluna IA em Questão
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM IA EM QUESTÃO :

Ver mais em IA em Questão