Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Agência antidoping pede que Iaaf suspenda Rússia de competições

Comissão independente foi formada pela Wada e apontou irregularidades de competidores do país

• 10/11/2015 às 12:35 • Atualizada em 01/09/2022 às 6:38 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Uma comissão independente formada pela Agência Mundial Antidoping (Wada) pediu nesta segunda-feira (9) que a Rússia seja suspensa de todas as competições de atletismo, inclusive da Olimpíada do Rio, em 2016. A recomendação foi feita para a Federação Internacional de Atletismo (Iaaf).
Um relatório feito pela agência aponta irregularidades de competidores do país em exames antidoping. O esquema, de acordo com a entidade, envolve cinco técnicos e cinco atletas, entre eles Mariya Savinova, atual campeã olímpica dos 800 metros. A Wada recomendou ainda o descredenciamento do laboratório de Moscou.

Ouro nos 800m em Londres-2012, Savinova é citada em denúncias (Foto: AFP)

Segundo a comissão independente, o diretor do laboratório da capital da Rússia, Grigory Rodchenko, ordenou a destruição de 1.417 amostras de atletas para exames. O presidente da Iaaf, Sebastian Coe, disse que a suspensão para a Rússia “poderá incluir uma suspensão provisória ou definitiva com a retirada de futuras competições”. O ministro do Esporte da Rússia, Vitaly Mutko, disse, logo depois da divulgação do relatório, que a Wada “não tem direito” de suspender o país. A Rússia é uma potência do atletismo. Na última Olimpíada, conquistou 17 medalhas na modalidade - oito de ouro. Ficou atrás apenas dos EUA no quadra de medalhas.
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes