Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > literatura
Whatsapp Whatsapp
LITERATURA

Autor baiano lança romance de estreia em Salvador

Administrador com MBA em Finanças, dois mestrados na área e que trabalha em um projeto científico em Psicologia na Universidade de Luxemburgo...agora, romancista

• 10/07/2012 às 10:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 12:18 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Administrador com MBA em Finanças, dois mestrados na área e que trabalha em um projeto científico em Psicologia na Universidade de Luxemburgo. Além desse currículo, o baiano Carlos Tourinho de Abreu, 34 anos, inclui, a partir de agora, a profissão de romancista. Ele lança nesta terça (10) seu primeiro livro, Tabua (Editora Escrituras, R$ 33/272 págs.) na Livraria Saraiva do Salvador Shopping, às 19h.
A história, ambientada nos anos 80 e recheada de reviravoltas, conta a trajetória do personagem Guina, que nasce no interior da Bahia e leva uma vida miserável. Aos 9 anos, após uma tragédia, sai em busca de novos horizontes. Primeiro vai para Serra Pelada, famosa região de garimpo no Pará. Termina em São Paulo, onde vira matador de aluguel. Vive sua redenção no final. O nome do livro vem do tipo de vegetação que nasce em regiões alagadas. É na beira de um lago, cheio de tabuas, que Guina encontra alento, quando criança, para os sofrimentos na mão de um latifundiário. A obra tem tom de denúncia, explica o autor. “Ia muito no interior quando pequeno, e sempre me comovi com a miséria. A sensação é que nada mudou. A minha obra é uma ficção, mas inspirada em fatos que acontecem no país todos os dias, aqui, na sexta economia do mundo”, afirma. AntepassadosA literatura sempre esteve presente na vida do soteropolitano. Quando criança, gostava de escrever poemas. Na adolescência, era a vez das letras de músicas. Carlos já escreveu outro livro de ficção, Horizontes Medievais, ainda não publicado. Tabua pode ser comprado na Livraria Saraiva e no site do escritor, onde é possível ler o primeiro capítulo do livro. Tourinho já terminou a terceira obra, ainda sem título. “Estou procurando uma editora. Esse novo livro fala da relação do povo do sertão da Bahia com os seus antepassados índios, africanos e, principalmente, europeus, chegados ao Brasil na última grande migração do fim do século 19”, afirma o baiano, cujo maior sonho é, um dia, viver só das letras. *Essa matéria foi publicada, originalmente, no jornal impresso CORREIO*.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM LITERATURA :

Ver mais em Literatura