Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Bem-estar físico e mental: principais benefícios da ioga

No dia 21 de junho, é celebrado o Dia Internacional da Ioga

Redação iBahia • 27/05/2017 às 21:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 21:27 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
os tempos em que o estresse é rei, a ioga se torna um ótimo ‘remédio’. A prática, indicada para todas as faixas etárias, ajuda no equilíbrio, no tônus muscular e no autoconhecimento, além de acalmar a mente. No dia 21 de junho, é celebrado o Dia Internacional da Ioga.
— Ioga não tem limite de idade, é vasta em termos de práticas e adequações a grupos e necessidades. Esse universo envolve, além das posturas psicofísicas, exercícios de respiração, meditações, que têm efeito na fisiologia do equilíbrio do sistema endócrino, imunológico, nervoso — elenca a professora e terapeuta somática Beatriz Gaspar.
Ela afirma ainda que a prática faz com que se entre em um estado de consciência corporal e mental para uma vida mais positiva. Em vez de tentar mudar o mundo lá fora, comece por você, aconselha a instrutora de yoga.
Os benefícios vão desde a melhoria no sono até da concentração e autoestima. As habilidades físicas, como alongamento e flexibilidade, e relacionais também melhoram. A criança que pratica pode trabalhar diversas áreas, como problemas de timidez e emocionais. Já o idoso, pode focar em processos restaurativos, que aumentem a energia vital.
— Traz uma condição de relaxamento, clareza mental. Você se conecta com a respiração, sai da ansiedade do futuro ou dos problemas passados. Previne patologias e auxilia no tratamento de algumas delas — diz o professor de ioga Oberom, autor de livros somo “Viajando na Luz” e “Vegan Yoga”.
As gestantes também aproveitam as qualidades da atividade, diminuindo os efeitos de estresse diante do momento lotado de expectativas e favorecendo o vínculo mãe e bebê.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde