Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Blumenau (SC) é terceira cidade brasileira a proibir foie gras

• 30/11/2015 às 11:19 • Atualizada em 01/09/2022 às 5:48 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

foiegras-blumenau-ecod.jpg
Foie gras é típico da culinária francesa
Foto: ulterior epicure/ Flickr/ (cc)

Diversos estudos científicos têm mostrado que a alimentação forçada de aves para produção de foie gras - iguaria típica da culinária francesa - provoca dor e ferimentos nos animais. Por essa razão, países como Alemanha, Polônia, Israel e cidades brasileiras como São Paulo e Sorocaba proibiram essa prática.

Na sexta-feira, 27 de novembro, Blumenau se tornou a terceira cidade do Brasil a proibir a produção e a venda do foie gras. A Humane Society Internacional, uma das maiores organizações de proteção animal do mundo, celebrou a medida e emitiu a seguinte declaração por meio de sua gerente de políticas alimentares no Brasil, Sandra Lopes.

"A produção de foie gras geralmente envolve forçar um tubo de metal na garganta de patos e gansos a fim de alimentá-los com quantidades exageradas de grãos, de maneira não natural. Nós parabenizamos o prefeito e os vereadores de Blumenau por se posicionarem contra tal crueldade, e esperamos trabalhar com mais governos no Brasil para aprovar leis semelhantes."

Para as aves, andar e se movimentar fica cada vez mais desconfortável e difícil enquanto seus fígados aumentam, e a alimentação forçada também pode causar dolorosas contusões, lacerações, feridas ou ruptura de órgãos. Esses animais também podem sofrer medo e estresse considerável durante a captura e o manejo repetitivo. Algumas fazendas industriais de foie gras amontoam as aves em pequenas gaiolas onde elas não podem se virar ou esticar suas asas.

Em Porto Alegre tramita um projeto de lei que também defende a proibição da produção e comercialização de foie gras.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade