Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

'Chupão' mortal: médicos levantam hipóteses para morte de jovem

Uma possibilidade é que ele tenha algum problema de coagulação de sangue, como trombofilia

Redação iBahia • 30/08/2016 às 10:03 • Atualizada em 27/08/2022 às 23:05 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A morte de um jovem de 17 anos, no México, após levar um chupão no pescoço parece ter preocupado aqueles que estão acostumado a “carinhos” mais intensos. Segundo os médicos locais, a lesão causada pela namorada teria sido tão forte que resultou num coágulo, e este se desprendeu e foi para o cérebro, provocando um derrame. Mas, além de trágico, o caso é bastante raro.
— Uma possibilidade é que ele tenha algum problema de coagulação de sangue, como trombofilia, que forma coágulos com mais facilidade no corpo. Porém, embora muito raro, pode acontecer a qualquer pessoa se o trauma causar uma lesão na parede do vaso sanguíneo — explica Carlos Peixoto, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio.
O médico acredita que a lesão pode ter atingido a artéria carótida, responsável por levar sangue diretamente ao cérebro e que é mais superficial:
—É uma artéria periférica, por isso na história do Drácula ele busca o pescoço. Ela é de acesso mais fácil ao sangue.
Processo é defesa do organismo
O processo de coagulação do sangue é uma defesa do organismo, explica Aline Lamaita, cirurgiã vascular e angiologista do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
— Toda vez que a gente tem uma lesão na parede de um vaso, o corpo entende que há um sangramento. E o coagulo é um processo de cicatrização. A ideia é que ele fique “colado” na parede do vaso e seque para cicatrizar — explica a médica. — Mas, como o sangue está correndo nesse vaso, é como se estivesse dentro de um cano. O coágulo pode se desprender e ir para o cérebro.
A médica, porém, reforça que é muito raro que apenas o ato de sucção tenha causado o coágulo. Para ela, é possível que o caso esteja associado a uma pancada, por exemplo:
— Existe na literatura casos (de coágulos) ligados a pancadas. Embora seja possível que uma pressão grande na hora da sucção tenha lesionado o vaso, acredito que um trauma, como virar o pescoço muito rápido, pode estar associado.
Entenda
MANCHA ROXA — A sucção chamada de “chupão”, normalmente, machuca apenas a pele subcutânea, por isso a lesão causa uma mancha roxa.
DERRAME — O acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame, como teve a vítima, pode levar alguns minutos ou horas para se manifestar. Entre os sintomas, estão convulsão, tonteira, vertigem, perda da consciência, dores de cabeça e perda de movimentação dos membros.
SEQUELAS — O paciente costuma ter entre 3 e 4 horas, segundo Carlos, para ser levado a um médico. Após esse tempo, o paciente que consegue sobreviver tem chance de sequelas.
O CASO — Segundo a imprensa internacional, o adolescente mexicano sofreu convulsões durante um jantar, foi levado ao hospital, mas não resistiu.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde