Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Com moderação, guloseimas podem entrar na sua dieta

Os doces saborosos podem continuar no cardápio das pessoas que têm diabetes, colesterol alto ou que prezam por uma alimentação mais saudável

• 13/11/2012 às 15:03 • Atualizada em 30/08/2022 às 18:19 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Moderação é a palavra certa para todos que desejam controlar o consumo de açúcar, seja por questões de saúde ou até mesmo para reduzir ou manter o peso. O bom-senso ao escolher os alimentos e a quantidade a ser ingerida pode evitar diversos problemas. Pensando nisso, muitos nutricionistas e médicos têm indicado as guloseimas moderadas para quem não dispensa um delicioso docinho. Os manjares com pouco ou zero açúcar já podem ser encontrados em restaurantes e docerias soteropolitanas porque pessoas que prezam pelo equilíbrio alimentar estão cada vez mais optando pela inclusão das guloseimas moderadas em seu cardápio. De acordo com a nutricionista Tamires Drumond, o consumidor come sem culpa, quando vê pratos pouco calóricos. “Há um ano, inauguramos o restaurante ‘Calorias na Medida’ e os doces de zero açúcar têm feito bastante sucesso”, argumenta. Os doces saborosos podem continuar no cardápio das pessoas que têm diabetes, colesterol alto ou que prezam por uma alimentação mais saudável. Tamires ensina que com algumas substituições simples, as sobremesas podem ser consumidas sem culpa. “Existem adoçantes próprios para preparar alimentos de forno e fogão. Eles são encontrados nos melhores supermercados da capital baiana”, explica. Em seu restaurante, a nutricionista optou por não trabalhar com açúcar e fritura, mas ela garante o sabor agradável dos alimentos. “Durante três meses fizemos uma cozinha experimental até chegar no ponto certo do adoçante, por exemplo. Nossas guloseimas têm um sabor bacana, que não fica nem amargo, nem pouco doce”, ressalta. Conheça o iSaúde, canal sobre bem-estar do iBahia Mas é importante lembrar que mesmo os adoçantes aumentam a taxa de açúcar no sangue. “As pessoas que tem dieta com restrição de açúcar devem consumir essas guloseimas moderadamente, em porções menores e em horários distantes das principais refeições”, afirma Tamires. Agindo com bom-senso, controle e acompanhamento médico e nutricional, o ingestão de adoçantes não prejudica o controle da glicemia. Para ajudar você a começar uma dieta mais saudável, a nutricionista cedeu ao canal de Gastronomia do iBahia a receita de um delicioso Cheese Cake zero açúcar e pouco calórico.
Ingredientes 100g biscoito integral torrado e processado 30g de margarina light 400g de ricota 240ml de leite desnatado 2 unidades de ovo 200g de leite em pó 40g de adoçante tal e qual 12g de gelatina incolor 300g de geléia de morango diet Modo de preparo Misture ¾ do leite, gemas e o leite em pó e leve ao fogo para ferver. Espere amornar e bata no liquidificador com a ricota, o adoçante e a gelatina hidrata no restante do leite e dissolvida em banho maria ou micro-ondas. Retire do liquidificador e coloque na tigela e misture com claras em neve. Misturar a farinha de biscoitinho com margarina (30g) e forrar o fundo da forma removível, assar por 5 minutos. Despeje a massa sob a casquinha de biscoitinho, acrescente a geleia de morango e leve a geladeira para adquirir consistência. Cobertura: Acrescente a geléia de morango por cima da torta. Acrescentar três unidades de morango para enfeite da torta.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia