Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Conheça o Airsoft, esporte que usa armas com bolinhas de plástico

Esporte de ação simula situações de combate e utiliza armas de pressão que disparam bolinhas de plástico de 6 mm de diâmetro

• 26/11/2015 às 10:28 • Atualizada em 30/08/2022 às 14:01 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Dino

Modalidade que surgiu no Japão, na década de 1970, conquistou adeptos no mundo. O Airsoft é um esporte de ação que simula situações de combate e utiliza armas de pressão que disparam bolinhas de plástico de 6 mm de diâmetro. Conhecidas como BBS, as munições do Airsoft são rígidas e sem tinta. Para aqueles que não conhecem a modalidade, é importante destacar as diferenças entre o Airsoft e o Paintball. Como as bolinhas do Airsoft não disparam tintas, a regra do esporte determina que cada jogador utilize a própria honra e honestidade para acusar que foi atingido por um disparo e, assim, deixar a competição. O Airsoft tem se popularizado muito no Brasil e, atualmente, é regulamentado pelo Exército Brasileiro. Todos os equipamentos apresentam uma ponta laranja, que é exigida por lei. As armas são réplicas externas de armas de fogo reais, porém, os equipamentos possuem um mecanismo interno que em nada se assemelha com armamentos verdadeiros. Vale ressaltar também que as armas de airsoft não podem ser convertidas para o uso com munição real.Um esporte de honraComo já foi mencionado, o airsoft é um esporte que tem como base a honra, isso significa que a modalidade não utiliza armas de pressão com tintas que apontam os participantes atingidos e eliminados. Dessa forma, os próprios jogadores precisam comunicar imediatamente que foram atingidos para sair do jogo. A regra básica do esporte é simular situações de combate, sempre com o máximo realismo. Por isso, os equipamentos e as vestimentas utilizadas são semelhantes aos reais. Os jogos envolvem duas ou mais equipes, e vence o time que cumprir o objetivo da competição.

História do AirsoftCom origem no Japão, o Airsoft se tornou um esporte muito popular, praticado desde a década de 1970. A modalidade tem competições e eventos anuais, como o "Operação Irene", realizado nos Estados Unidos. Desde a sua criação, o airsoft tem sido praticado por pessoas que têm paixão e interesse pelas forças policias e militares. Qualquer um pode praticar a modalidade, sem restrições de sexo ou porte físico. O airsoft é um esporte que preza pela segurança e pelo respeito às leis.Como praticar o Airsoft no Brasil?Para praticar o esporte, basta contar com os equipamentos necessários, como armas de pressão airsoft, regulamentadas pelo Exército Brasileiro, e que podem ser elétricas, a gás ou à mola; além de acessórios e suprimentos específicos. As armas utilizam bateria, motor e sistema de engrenagens e pistão para expelir o projétil. 90% das armas da categoria têm características longas, como submetralhadoras, rifles e fuzis.As bolinhas utilizadas como munição são esféricas, feitas de plástico ou composto biodegradável, e apresentam diâmetro de 6 mm. Uma vantagem da modalidade é que a munição do airsoft é mais barata do que a utilizada no paintball. Além disso, os disparos não machucam tanto quanto no paintball.No Brasil, o Airsoft é regulamentado pela portaria 002-Colog, de 26 de fevereiro de 2010. Pela legislação, todas as armas de airsoft precisam ter uma marcação em sua extremidade na cor laranja ou vermelho vivo. QG Airsoft é referência no segmento. Os praticantes de airsoft no Brasil podem contar com a QG Airsoft para comprar produtos especializados e de acordo com a lei nacional. Para conferir o amplo estoque de produtos, basta acessar a loja virtual da QG Airsoft ou visitar a loja física em Piracicaba, São Paulo.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes