Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Corpo de Norberto Odebrecht é sepultado no cemitério Campo Santo

O engenheiro estava internado com problemas cardíacos e morreu na noite de ontem

• 20/07/2014 às 12:17 • Atualizada em 27/08/2022 às 5:43 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O corpo do engenheiro Norberto Odebrecht foi enterrado na manhã deste domingo (20). A cerimônia que reuniu amigos e familiares aconteceu às 11h no cemitério Campo Santo.

Presidente de Honra da Odebrecht S.A. e do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht, Norberto estava internado no Hospital Cardiopulmonar, em Salvador. Ele sofria de problemas cardíacos.

O pernambucano bisneto de imigrantes alemães, que chegaram ao Sul do Brasil, levou para os negócios os valores éticos aprendidos na formação religiosa de credo luterano. Aos 6 anos, em Salvador, teve como preceptor o pastor Ottto Arnold, vindo da Alemanha, que ajudou a formar no jovem um novo conceito na construção civil, baseado no estímulo e formação de talentos.

O engenheiro estava internado com problemas cardíacos e morreu na noite de ontem

Norberto assumiu os negócios do pai Emilio no início da década de 1940 — diante das dificuldades do pós-Segunda Guerra. Quatro anos depois, fundou a empresa que deu origem à Organização Odebrecht, conglomerado que hoje atua em diversos países, como Angola, Argentina, Equador, Portugal, EUA, Colômbia, México, Venezuela, entre outros. Formado em Engenharia Civil, em 1943, pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Norberto iniciou ainda na década de 40 uma série de obras de destaque no estado. Entre os projetos, estavam o Círculo Operário (1946), o Estaleiro Fluvial da Ilha do Fogo (1947), e o cais e a ponte de atracação em Canavieiras (1948). Em 1957, iniciou a construção do Teatro Castro Alves. As obras foram realizadas em 11 meses. Já nos primeiros anos de atuação no mercado, Norberto revolucionou relações de trabalho da época: os integrantes da construtora eram sócios do líder da empresa. Em 1965, foi criada a Fundação Odebrecht. Coube a ele também comprar a causa de Irmã Dulce desde o início e foi o maior responsável pela construção do Hospital Santo Antônio, em 1983, maior obra da vida da beata. Atualmente, seu filho Emílio segue na presidência do Conselho de Administração da Odebrecht S.A. e seu neto Marcelo Odebrecht é o diretor-presidente da Organização Odebrecht.Matéria original: Correio 24h

Corpo de Norberto Odebrecht é sepultado no cemitério Campo Santo

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador