Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

De olho no verão: saiba como emagrecer em até seis meses

A seis meses para o verão — a estação começa no dia 22 de dezembro —, o momento para investir num corpo saudável

Redação iBahia • 27/06/2016 às 8:24 • Atualizada em 28/08/2022 às 8:38 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					De olho no verão: saiba como emagrecer em até seis meses
“Amanhã, começo a dieta”. O amanhã da velha promessa custa a chegar, e o compromisso é constantemente adiado. Depois que o inverno deu as caras, então, a preguiça para cuidar do corpo parece ainda maior. Mas especialistas na área da nutrição e do esporte afirmam: faltando seis meses para o verão — a estação começa no dia 22 de dezembro —, o momento para investir num corpo saudável, que vai caber direitinho naquele biquíni ou sunga que está no armário, é agora.

				
					De olho no verão: saiba como emagrecer em até seis meses
— Com seis meses, você tem um tempo maior para investir numa reeducação alimentar e de hábitos de forma mais saudável e, logo, mais duradoura. Quando a gente perde peso muito rápido, acaba ganhando muito rápido também — explica a médica especialista em estética, medicina ortomolecular e nutróloga, Bruna Camarão: — Dependendo da intensidade do treino e do objetivo, é possível perder até 15 quilos nesse período.
Embora o tempo para se adaptar à reeducação alimentar dependa de cada paciente, a nutricionista Fernanda Faustino Ribeiro afirma que essa é a chave para um emagrecimento saudável — evitando o famoso “efeito sanfona”, geralmente associado a dietas súbitas e restritivas, em que se engorda e emagrece em pequenos intervalos:
— Essas ‘dietas express’ são péssimas por serem extremamente restritivas. Em geral elas retiram um tipo de macronutriente, como o carboidrato, que nos dá energia, é nosso combustível. As pessoas não conseguem seguir isso por muito tempo, voltando a engordar mais do que o dobro, em muitos casos.
Cobiçada para o verão, a barriga sarada também pode ser conquistada neste semestre de dureza. E as dicas para isso vão muito além da prática do abdominal.
— É importante reduzir alimentos que aumentem a gordura no abdômen, isto é, aqueles ricos em sódio, gorduras e açúcares simples, como pães e massas brancas, frituras, produtos industrializados, como biscoitos e refrigerantes — alerta a nutricionista.
Para ter assiduidade e disciplina num exercício, porém, é preciso investir numa atividade física que dê prazer, aconselha a médica Bruna.
— Hoje em dia, tem muitas modalidades de esporte, cross fit, lutas, ginásticas, atividade na praia. São tantas opções que você pode encontrar a ideal para o seu gosto — sugere a médica.
Ainda segundo ela, os iniciantes podem começar com exercícios mais leves.
— Se não está acostumado, pode começar com uma caminhada, pedalada, natação ou hidro. Aí, vai de dosando acordo com o ritmo.
Mas não basta boa alimentação para conquistar o corpo desejado. A dieta deve ser associada à prática de atividades físicas frequentes.
— Emagrecer está ligado a vários fatores, como o metabolismo do corpo, o tempo de atividade física e o exercício escolhido. São fatores que trabalham em conjunto, por isso é importante ter disciplina e assiduidade — explica o educador físico da Insano Academia, Edmundo Barreiros, dizendo que a melhora já é observada após três meses.
Médica que também fez o trabalho de emagrecimento, Bruna Camarão conta a sua experiência:
— Em seis meses, perdi 11 quilos e meu percentual de gordura caiu de 39% para 12%. A diferença foi uma mudança de hábitos: fiz uma reeducação alimentar e comecei a fazer exercício cinco vezes na semana, intercalando treino funcional e musculação. Na minha dieta, nunca passei fome. Foi importante ter seis meses, porque aí tive mais tempo e o resultado é mais duradouro.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento