Viver Cabula

Faculdade Bahiana de Medicina tem campus no Cabula

Campus fica localizado na Silveira Martins

Especial de Conteúdo

Oferecimento
Os estudantes encontraram no Cabula um bom lugar para morar, principalmente pela quantidade de universidades que estão localizadas no bairro ou em regiões próximas, como a Avenida Paralela e o Imbuí. Uma dessas universidades é a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, que tem um campus localizado na Rua Silveira Martins. 
Foto: Divulgação

Com 60 mil m², a Unidade Acadêmica Cabula possui uma estrutura moderna, três pavilhões de aulas, laboratórios de pesquisa, centro de convivência, auditório e a unidade odontológica do Ambulatório Docente-Assistencial. As atividades de recepção de novos alunos também acontecem nesse campus.

Fundação

A Escola Bahiana de Medicina foi fundada em 1953, com a saída da Faculdade de Medicina da UFBA do Hospital Santa Izabel para o Hospital das Clínicas, no bairro do Canela. Essa mudança possibilitou que uma nova faculdade de medicina ajudasse a suprir a carência regional de profissionais na área. 

Atualmente, a faculdade conta com 496 docentes e já formou cerca de 15 mil profissionais da área de saúde. Com o tempo, a Bahiana se consolidou como uma instituição voltada para a área de saúde. Seguindo o curso de Medicina (criado junto com a instituição), houve a criação dos seguintes cursos: Fisioterapia (1972), Odontologia (1999), Psicologia (2000), Biomedicina (2002), Enfermagem (2007) e Educação Física (2015). 

No início dos anos 2000, a instituição passou a oferecer cursos de pós-graduação stricto sensu, autorizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O primeiro desses cursos foi o Doutorado em Medicina e Saúde Humana, no ano 2000. Nos anos seguintes, a Bahiana passou a contar também com dois outros programas de pós-graduação:  o Mestrado Profissional em Odontologia (2006) e o Mestrado em Tecnologias em Saúde (2011). 

Campi

Atualmente, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública é composta por dois campi: um localizado no bairro de Brotas e outro no Cabula.

Campus Brotas: é nesta unidade que são realizadas as principais atividades de graduação e pós-graduação. É próximo a esse campus que está localiza a Unidade de Atendimento Multiprofissional do ADAB (Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana), onde são prestados serviços de atendimento à população e os alunos iniciam-se em atividades de estágio.

Campus Cabula: nesta unidade há três pavilhões de aulas, laboratórios de pesquisa, centro de convivência, auditório e a unidade odontológica do ADAB. 

Centros de Atendimento

Ambulatório Docente-Assistencial Multiprofissional da Bahiana (ADAB Brotas)

Ambulatório Docente-Assistencial Odontológico do Cabula (ADAB Cabula)

Centro Integrado e Multidisciplinar de HTLV e Hepatites Virais

Clínica Avançada em Fisioterapia (CAFIS)

Serviço de Psicologia (SEPSI)

Serviço de Terapia Ocupacional (SerTO)